TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Corrigido

Exames: Tcc Corrigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  7.680 Palavras (31 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 31

Resumos TCC’s Curso de Enfermagem - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Campus Palmeira das Missões

Os trabalhos na íntegra estão disponível na Biblioteca Setorial – Campus Palmeira das Missões

TÍTULO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DO LÚDICO: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACADÊMICO: Alexandra de Assis Fortes

ORIENTADOR: Prof.ª Maria da Graça Soler

RESUMO: Introdução: A educação em saúde por meio do lúdico é uma importante ferramenta que pode ser utilizada pelo profissional enfermeiro. O objeto desse estudo compreende em conhecer o que vem sendo publicado pelos profissionais enfermeiros sobre a utilização da educação em saúde por meio de metodologias lúdicas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de artigos online. Objetivo: analisar a produção científica brasileira da enfermagem na temática das ações educativas por meio do lúdico, desenvolvidas por enfermeiras em seus locais de trabalho. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura, com busca de artigos publicados em periódicos nacionais, da área da saúde que abordam o tema em questão disponíveis nas bases de dados Lilacs, Medline e coleção Scientific Electronic Library Online (SCIELO), abrigados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), realizada em outubro de 2012, com as palavras-chave: “educação em saúde” and “enfermagem” and “lúdico”. Também se buscaram artigos a partir da combinação das seguintes palavras: “educação” and “enfermagem” and “jogo”; “educação” and “enfermagem” and “ludoterapia”. Resultados: Os artigos selecionados trazem como positiva a utilização das metodologias lúdicas através da educação em saúde. Por outro lado, pouco tem sido publicado a respeito. Resultados e discussões: Da análise de conteúdo elaboraram-se duas categorias temáticas: “metodologias utilizadas para desenvolvimento das ações educativas” e “limites e possibilidades de uma metodologia inovadora em educação em saúde”. Considerações finais: Ao analisar os artigos publicados é possível perceber que os enfermeiros e acadêmicos de enfermagem, demonstram ter o conhecimento das metodologias lúdicas, porém nem todos a utilizam no dia a dia do seu trabalho.

PALAVRAS-CHAVES: Educação em saúde. Enfermagem. Lúdico.

TÍTULO: (RE)ORGANIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO CUIDADO AO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER

ACADÊMICO: Ana Laura Zuchetto Pizolotto

ORIENTADOR: Profª. Dra. Marinês Tambara Leite

RESUMO: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como a família se organiza para prestar cuidados ao idoso com doença de Alzheimer no espaço domiciliar. Pesquisa qualitativa, descritiva. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o Modelo Calgary de Avaliação Familiar. A amostra do tipo intencional composta por sujeitos que compõem família na qual havia uma pessoa idosa com doença de Alzheimer. As informações foram organizadas e analisadas seguindo os preceitos da análise de conteúdo. Como resultado identificou-se a importância do vínculo entre a família e o idoso com Doença de Alzheimer, para que os cuidados sejam efetivados e sua saúde seja preservada. Também, emergiu a relevância da assistência da equipe de enfermagem no contexto familiar, prestando cuidado e orientações.

PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Idoso; Doença de Alzheimer; Família.

TÍTULO: A ABORDAGEM DA MORTE E O MORRER NO CONTEXTO ESCOLAR

ACADÊMICO: Andressa Caroline Luft Pilati

ORIENTADOR: PROFª. ENFª. MSc.: Leila Mariza Hildebrandt

RESUMO: A morte é algo que não se encontram palavras para descrever, é um acontecimento aterrorizante, que provoca um medo universal, mesmo tendo a ideia de que podemos dominá-la em vários aspectos. Pensar nela, de certa forma, nos auxilia a aceitá-la e a entender que ela é uma experiência inevitável. Na atualidade, a morte rodeia cada vez mais a vida de crianças e adolescentes e as famílias desses jovens, muitas vezes não estão preparadas para lidar com a morte e também com perguntas do tipo: “para onde vamos?”, “por que morremos?”. Falar sobre esse tema é tão urgente quanto viver e para que se obtenha uma educação sobre a morte e o morrer é necessário mais que preparação, é preciso refletir sobre a própria morte e sobre a vida. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em conhecer como os educadores de uma escola de ensino fundamental do Norte do Rio Grande do Sul abordam a temática morte no espaço de sala de aula. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva. Para a coleta dos dados será utilizada entrevista semiestruturada. Para a análise dos resultados será utilizado a Análise Temática de Minayo. Serão observados todos os preceitos éticos que regem uma pesquisa com pessoas.

PALAVRAS-CHAVES: Morte; Educação; Crianças; Adolescentes.

TÍTULO: A INVISIBILIDADE DOS USUÁRIOS COM DOENÇA DE PARKINSON NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

ACADÊMICO: Barbara Juliana Konig Küster

ORIENTADOR: Enf. Dr. Luiz Anildo Anacleto da Silva

RESUMO: A modificação dos padrões populacionais brasileiros exige atuação diferenciada por parte dos enfermeiros atuantes na Atenção Básica de Saúde, que passam a desenvolver ações voltadas a sustentação de um envelhecimento saudável e com o máximo de autonomia possível. A doença de Parkinson é a segunda doença neuro-degenerativa mais comum entre a população idosa causando uma série de prejuízos cognitivos aos seus portadores. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as ações de cuidados realizadas a usuários com doença de Parkinson (DP) por enfermeiros na atenção básica de saúde. Metodologicamente o estudo realizado é uma pesquisa qualitativa, descritiva com análise temática. Os sujeitos da pesquisa foram nove enfermeiros atuantes em ESFs e UBSs. Resultados: Surgem questionamentos quanto à invisibilidade desses sujeitos na realidade da Atenção Básica de saúde e quanto ao acompanhamento aquém do esperado que estes tem recebido atualmente por parte da Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson; Enfermagem em saúde pública; Enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com