TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc De Ludicidade

Dissertações: Tcc De Ludicidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome : Paloma Adriane Ricardo Garcia

RU:760025

1 TEMA

Jogos, brinquedos e brincadeiras.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente estudo parte do interesse de alcançar o entendimento a cerca da importancia que os brinquedos e os jogos tem no avanço do processo do desenvolvimento infantil, tendo como ponto de partida o ato de brincar como uma forma prazerosa de aprender e conviver socialmente.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Como fazer com que as crianças aprendam brincando?

3 JUSTIFICATIVA

Nota se que ainda a uma certa dificuldade em aceitar a importância dos jogos e das brincadeiras no processeso de ensino aprendizagem, pretendemos com essa pesquisa mostrar que usando os jogos e as brincadeiras em sala de aula conseguiremos uma grande contribuição de atitudes sociais.

Para Silva e Gonçaves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a pratica dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sombre os outros e sobre o mundo que esta ao seu redor.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar um estudo sobre os jogos e as brincadeiras, e relevar a importância do mesmos no desenvolvimento das crianças.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer com que os alunos se interessem pelas atividades e assim aprendam bricando.

Proporcinar um relacionamento agradável entre a escola e as crianças.

Resgatar a beleza da infancia atravez dos jogos e das brincadeiras.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lima (2003,2005) enfatiza que o jogo e a brincadeira são elementos da cultura e, ao serem utilizados como recursos pedagógicos, podem contribuir para o desenvovimento integral do aluno. O professor exerce o papel de mediador entre a criança e a cultura lúdica, e sua interversão é essencial para que os alunos ampliem e diversifiquem os seus conhecimentos sobre jogos.

As brincadeiras sugundo Venguer (1986,p.134 - 135), fala sobre a variada realidade que cerca as crianças. Os argumentos vivenciados e os conteudos da atividade ludica são retirados das atividades do trabalho, das relações interpessoais e dos fatos relevantes da época em que vivem. Quanto mais a criança amplia os conhecimentos da realidade em que vivem se defronta com mais ricos e variados argumentos e conteudos usados nas brincadeiras. O desenvolvimento do argumento e do conteúdo das atividades lúdicas refletem a maneira pela qual a criança vai penetrando cada vez mais profundamente na vida dos adultos que acercam.

Segundo Vygotkky,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com