TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Edificações

Dissertações: Tcc Edificações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Assim como qualquer atividade do setor privado, a construção civil visa, fundamentalmente, o lucro para suas empresas e, muitas vezes, a forma escolhida para obter maiores lucros se dá através da redução irrestrita dos custos, sendo um deles o da segurança no trabalho. Como alguns profissionais do setor não percebem o impacto da segurança do trabalho na produtividade da empresa, com frequência ela é deixada para um segundo plano.

Tendo em vista essa característica do setor, é fácil concluir que a construção civil apresente em todo o mundo, e não só no Brasil, índices de acidentes maiores que os de outras indústrias, tais como a manufatura e a mineração (HINZE, 1997; LISKA ET ALLI, 1993; DAVIES E TOMASIN, 1990).

No Brasil, a incidência de acidentes de trabalho na construção civil é historicamente elevada, e a sua preocupação ganhou ênfase após a década de 1970, quando o país assumiu a liderança mundial no número de acidentes (MICHEL, 2001).

É sabido que a indústria da construção civil é um dos setores que mais empregam no país, sendo de extrema importância para a economia do país, porém devido ao alto índice de acidentes do trabalho também se torna responsável pela geração de prejuízos (DRAGONI, 2005). Por outro lado é dos principais responsáveis pela geração de prejuízos ao Brasil, devido aos acidentes de trabalho gerados.

Devido ao alto grau de risco das atividades inerentes à construção civil, os problemas com segurança do trabalho do setor são maiores que em outros setores. Com o passar dos anos as leis trabalhistas e as leis relacionadas à segurança do trabalho vêm sofrendo um processo de evolução e se tornando cada vez mais rigorosas. O resultado desta evolução já é sentido uma vez que vem diminuindo o índice de acidentes de trabalho (BRASIL, 2012a).

O setor da construção civil, que já foi o líder no quadro de acidentes de trabalho não ocupa mais este posto, estando atualmente no terceiro lugar, atrás da indústria de alimentos e bebidas e também dos serviços relacionados com comércio e reparos de veículos (BRASIL, 2012a).

O Ministério do Trabalho e Emprego ao instituir as Normas Regulamentadoras, editou uma norma exclusiva para a construção civil, a Norma Regulamentadora no18, para estabelecer as condições mínimas de segurança em uma edificação em construção.

A segurança do trabalho na maioria das vezes e negligenciada, mesmo sendo vital para o sucesso de um empreendimento. A adequação dos canteiros de obras segundo as exigências da NR-18 gera inevitavelmente um custo para o empreendimento, e a busca contínua pela redução de custo faz com que a segurança muitas vezes fique em segundo plano.

Outro fator importante que contribui para a ocorrência de acidentes de trabalho é a falta de treinamento e conscientização dos trabalhadores da construção. Também podemos citar o baixo grau de instrução destes trabalhadores como outro fator importante para o alto índice de acidentes de trabalho.

A segurança do trabalho não deve ser encarada como um gerador de custo adicional, mas sim como investimento, uma vez que os gastos com os acidentes são geralmente maiores do que os custos de implantação e fiscalização das medidas de segurança, portanto a prevenção de acidentes reduz despesas (DRAGONI, 2005).

OBJETIVOS

Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho é verificar o cumprimento da Norma Regulamentadora no18 em uma edificação em construção, para avaliar as condições de segurança do trabalho em um canteiro de obras em construção.

Objetivos Específicos

Constituem-se objetivos específicos do trabalho:

1. Identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com