TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Liderança

Dissertações: Tcc Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

A forma de coletar dados será a entrevista, segundo Gil (1999) pode ser definido como:

A técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formulam perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação (GIL, 1999).

Também será adotado o questionário, Malhotra (2006) define como “Técnica estruturada para coleta de dados que consiste em uma série de perguntas, escritas ou orais, que um entrevistado deve responder”. O questionário facilitará o processamento dos dados e a tabulação de resultados.

Para Gil (2010), elaborar um questionário se baseia em revelar objetivos da pesquisa que está sendo estudada onde as respostas a essas questões é que irão adequar os dados requeridos para expor as características da população estudada ou avaliar as hipóteses que foram levantadas durante o planejamento da pesquisa.

“A entrevista é uma forma de interação social em que uma das partes busca coletarem dados e a outra se apresenta como fonte de informação” (GIL, p. 109, 2010)

Para maior clareza Para no comportamento do líder e atitudes dos funcionários, foram realizadas algumas visitas a empresa estudada, inicialmente foi feito uma pesquisa com os funcionários através de um questionário estruturado com questões objetivas de múltipla escolha e para o gestor uma entrevista por meio de um questionário contendo questões abertas onde tinham total liberdade para expor suas opiniões sobre o assunto em pauta, todas elas bem focadas no tema proposto para a obtenção de informações consistentes para melhor entendimento dos resultados.

Percebe-se então que a coleta de dados é de grande importância, pois é através dela que a pesquisa é estruturada, servindo de base para trabalhos futuros e até mesmo para a própria empresa, no que diz respeito a informações necessárias para obter novas estratégias no que se refere à relação do líder com a satisfação dos seus colaboradores no cotidiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com