TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Logística Empresarial

Artigos Científicos: Tcc Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 16

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS - FACRO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA EMPRESARIAL:

Benefício da implementação do gerenciamento logístico.

Rio das Ostras

2014

Cláudia Virote da Silva

LOGÍSTICA EMPRESARIAL:

Benefícios da implementação do gerenciamento logístico.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Administração pela Faculdade Cenecista Rio das Ostras – FACRO, sob orientação da Prof. MSC Michele Amaral dos S.S Abreu.

Rio das Ostras

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05

2 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................... 06

2.1 Logística..................................................................................................... 06

2.2 Gerenciamento Logístico......................................................................... 09

2.3 Benefícios do Gerenciamento Logístico................................................. 11

3 METODOLOGIA................................................................................................... 13

3.1 Estudo de Caso da Empresa MD............................................................. 14

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 17

RESUMO

O mercado de atividades de extração de petróleo abrange muitas atividades envolvidas no processo e uma dessas atividades é a logística, que tem como uma de suas responsabilidades o transporte de insumos, seja da matéria prima para a fabricação ou até mesmo do produto final, contudo, esta atividade impacta diretamente nas demandas e finanças de uma organização, por isso se faz necessário um bom sistema de gestão. A implementação do Gerenciamento Logístico pode devolver à entidade organizacional a confiabilidade na tomada de decisão, uma vez que dentro deste sistema de gestão pode-se obter dois benefícios que atuam de forma a agregar desta ferramenta de melhoria, o planejamento estratégico e a redução de custos.

Palavras-chave: Logística, Gerenciamento Logístico, Planejamento Estratégico, Redução de custo e Integração.

ABSTRACT

The oil extraction activities encompasses many activities Involved in the process and one of them is logistics, which has one of your responsibility, the transport of inputs for manufacturing or even for the end product. However, this activity has some directly impacts of the organization demands and finances, so it is necessary has a good management system. The implementation of Logistic management can give back to the organization the reliability about good decisions, once that in this system we obtain two benefits, that act in order to aggregate this tool improvement , be the Strategic Planning and the Cost reduction.

Key word: Logistics, Logistics Management, Strategic Planning, Cost Reduction and Integration.

1. INTRODUÇÃO

O mercado de atividades de extração de petróleo, comumente chamado de nicho offshore, é um segmento cuja atividade demanda um fluxo constante na prestação de serviço, sobretudo pela grande diversidade de atividades desenvolvidas pelo setor.

Observa-se nas organizações, sobretudo nas ligas ao nicho offshore, a necessidade de planejar, de forma eficiente, todos os processos envolventes do fluxo da prestação de serviço, tendo em vista que este fluxo é vital para a realização das atividades petrolíferas.

Diversas organizações realizam seu planejamento e controla suas atividades a fim de garantir que os resultados sejam alcançados com excelência, por meio do Gerenciamento Logístico. O Gerenciamento Logístico é a parte da gestão da cadeia de suprimentos, que planeja, implementa e controla, de maneira eficiente, o fluxo de entrada e saída de pessoas e materiais, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (CARVALHO, 2002).

Sendo para as organizações o Gerenciamento Logístico uma ferramenta que assume um papel de suma importância, faz-se necessário avaliar os benefícios de sua implementação no processo das atividades.

A presente pesquisa justifica-se por ser este, um assunto de extrema relevância para as organizações, sobretudo para as que pretende implementar ou mesmo atualizar seu sistema de Gerenciamento Logístico, visto que quando utilizado de maneira correta esta ferramenta tende a oferecer benefícios organizacionais.

2 REFERENCIAL TÉORICO

2. 1 Logística

Segundo registros de D ́Avila (2000) a origem da palavra logística vem do grego Logistikos, do qual o latim Logisticus é derivado, ambos significam cálculo e raciocínio no sentido matemático ou a manipulação dos detalhes de uma operação.

Relatos da história nós mostram que o primeiro sinal da utilização da logística como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com