TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Plm

Exames: Tcc Plm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPINAS – UNIDADE 3

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PLM UM DIFERENCIAL COMPETITIVO: REQUISITOS IMPORTANTES PARA IMPLANTAÇÃO

EDSON FERNANDO DA S. LEITE

PAULA TAVARES LOURENÇO

RODRIGO SOARES PELOSI

Campinas

2013

EDSON FERNANDO DA S. LEITE RA: 0901398555

PAULA TAVARES LOURENÇO RA: 0814083

RODRIGO SOARES PELOSI RA: 0905341948

PLM UM DIFERENCIAL COMPETITIVO: REQUISITOS IMPORTANTES PARA IMPLANTAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), da Faculdade Anhanguera, Campinas, unidade 3, como um dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Campinas

2013

INTRODUÇÃO

Atualmente, para ser inserido no mercado globalizado, todas as empresas precisam apresentar novos produtos rapidamente, para cumprir os prazos, mas sem deixar de lado a qualidade e principalmente mantendo características que satisfaçam o consumidor final. Por esse motivo, este trabalho faz uma abordagem sobre o sistema de gerenciamento de ciclo de vida do produto ou Product Lifecycle Management (PLM), introduzindo este conceito e detalhando os requisitos mais importantes para sua implantação. Apresentam-se os fundamentos básicos para estruturação da empresa, não somente em investimentos de TI, mas também nas mudanças de processos e conceitos. Para iniciar o estudo é fundamental conhecer atuais as características a de das etapas envolvidas no desenvolvimento, no uso e no descarte de um produto. O tema é descrito por vários autores, de diferentes formas abordadas no decorrer do trabalho.

OBJETIVO

Apresentar todo o conceito sobre o sistema PLM, apresentando as vantagens de sua aplicação e as principais definições para o termo PLM.

Abortar a melhor maneira para se fazer a escolha do sistema PLM entre tantas empresas fornecedoras do sistema no Brasil.

Capitar toda a infraestrutura necessária para a aplicação do sistema em uma empresa e os requisitos técnicos para sua instalação.

Mostrar que para a implantação do sistema serão necessárias mudanças na organização da empresa.

Apresentar o tempo necessário para o desenvolvimento de um sistema PLM e todos os principais custos envolvidos, incluindo as mudanças nos equipamento e as compras e licenças de softwares.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 Historico do Termo PLM

A gestão do ciclo de vida de produtos através do conceito PLM, surgiu na década de 90, devido ao crescimento da competividade do mercado globalizado, exigindo um desenvolvimento de produtos com menor custo, menor tempo de lançamento e maior qualidade. Para isso as empresas buscaram soluções para auxiliar na integração de todas as etapas do ciclo de vida do produto (CIMDATA, 2012).

É importante ressaltar que o PLM não é o sistema único, na verdade, ele é o resultado da evolução de outras ferramentas de gerenciamento, que tiveram início devido a necessidade de um gerenciamento mais eficiente dos dados no desenvolvimento de produto, várias nomenclaturas como, PIM (Product Information Management), TDM (Technical Document Management), TIM (Technical Information Management) e EDM (Electronic Document Management) são usadas com significados semelhantes. Porém todos estes sistemas podem ser classificados dentro de dois grupos distintos: EDM e PDM (Product Data Management).

Sistemas EDM são todos aqueles focados no gerenciamento de documentos, podendo ou não estar relacionados à engenharia. Já os sistemas PDM que surgiram em meados de 1980, estão direcionados especificamente para desenvolvimento do produto, a padronização dos itens, o armazenamento e controle de arquivos e visualização imediata do produto sem a necessidade de um sistema CAD para esta tarefa. (CIMDATA, 2003 apud ZANCUL, 2009).

Essa funcionalidade permite aos gestores um rápido acesso ao produto e sua estrutura, aos itens padronizados e arquivos para reuso ou derivação, reduzindo o risco de uso de arquivos ou versões incorretas referentes a um componente ou conjunto, além de possibilitar o reuso de informações já existente do produto (SAAKSVUORI; IMMONEN, 2002).

3.2 Sistemas Computacionais gerenciados a partir do PLM

A partir do advento do Computador Pessoal (PC – Personal Computer), na década de 80, vários sistemas computacionais têm sido desenvolvidos e implementados, foi então que surgiu o CAD (Computer Aided Design - Projeto Auxiliado pelo Computador) para PC, também são aprimorados o CAE (Computer Aided Engineering - Engenharia Auxiliada pelo Computador) e o CAM (Computer Aided Manufacturing - Manufatura Auxiliada pelo Computador) (VALENTIM; CORREIA, 2002).

Estes sistemas são ferramentas computacionais de trabalho que possibilitam sua utilização de maneira isolada ou integrada entre si. Além disso, podem ser incorporados a processos ou equipamentos diversos, possibilitando uma otimização do sistema de produção visando o desenvolvimento de tarefas de forma multidisciplinar, de produtos complexos, entre outras exigências na realização de um trabalho.

Para entender o gerenciamento proposto por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com