TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Técnico Administração

Trabalho Escolar: Tcc Técnico Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  5.309 Palavras (22 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 22

1INTRODUÇÃO

Dentre as definições de Administração tem-se: “Administrar é o estudo da melhor utilização dos bens e serviços para alcançarmos uma determinada meta.”, dentro deste conceito que nos foi passado observa-se que administrar é transformar uma boa ideia em um projeto, e o presente trabalho foi realizado em cima deste foco, direcionar uma série de recursos para um mesmo objetivo, a criação de uma empresa.

Para desenvolver a ideia e colocá-la em pratica, desenvolvemos um plano de negócios, pois o plano de negócios é a principal ferramenta de estrutura de um negócio, ele nos proporciona o aprimoramento nos processos de gestão e principalmente uma visão antecipada das condições do mercado em que a empresa a ser desenvolvida irá atuar.

Dentro dos conceitos e conteúdos adquiridos o presente trabalho de conclusão de curso foi estruturado em um plano de negócio que visa à constituição de uma empresa de limpeza e higienização de ambientes.

2SUMÁRIO EXECUTIVO

A CRTM Soluções em Limpeza e Higienização de Ambientes é uma empresa do ramo de prestação de serviços, setor terciário, fundada em outubro de 2012. A empresa tem como nome fantasia CRTM, sua razão social é: Camargo Reis Tyburski Matos, Soluções em Limpeza e Higienização de Ambientes.

O empreendimento está localizado na Avenida dos Estados Nº 780/02, Bairro Vila Branca, município de Gravataí.

A CRTM Soluções em Limpeza e Higienização de Ambientes é uma empresa de capital por cotas limitadas, sendo constituída desta forma em razão de o capital inicial investido na empresa ser divido entre sócios.

A empresa foi fundada a partir da ideia de seus sócios fundadores Aline, Dorvalina Camargo, Joelson Matos e Simone Cruz com o propósito de crescimento pessoal e profissional após a experiência e conhecimento adquirido ao longo do curso Técnico em Administração de Empresas, a empresa encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento, buscando colocação no mercado.

A empresa está localizada na região metropolitana, o local foi escolhido em função de que o município de Gravataí está em plena expansão, além de que todos os sócios residem na cidade.

A empresa utiliza assessoria da GRL Contabilidade Ltda., cujos trabalhos serão acompanhados por via de sistema já utilizado pelo escritório contábil.

Semanalmente, todos os pedidos de serviços requeridos pelos clientes serão analisados através de uma reunião entre os sócios para que seja feita análise da proposta, e as ocorrências serão registradas em contrato e comunicadas aos clientes para possível aceitação.

Os serviços oferecidos serão analisados de acordo com o tamanho do local, e o período de fornecimento do mesmo, sendo que será registrado em contrato que os serviços em desacordo, será feita nova negociação com o contratante.

A empresa adota a metodologia de que todos os funcionários deverão adaptar-se as normas de segurança da empresa a qual estaremos prestando serviço, juntamente com a utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) disponibilizados pela CRTM.

2.1 Visão

(DORNELAS 2008), nos orienta com relação á visão: “essa é a seção para você se mostrar apaixonado e vender sua visão”. Demonstrar confiança e qualidade do negócio que faram a diferença na conquista dos objetivos da empresa.

Nossa empresa adotou como visão: “Buscar liderança na região, e desenvolver o projeto de atender contratos a nível regional, buscando sempre ampliação do nosso mix de serviços a fim de melhor atender as necessidades de nossos clientes.”.

2.2 Missão

Conforme (BIAGIO E BATOCCHIO 2005): “A principal função da missão é manter todos os integrantes da empresa unidos em torno de um único ideal [...]”.

Nossa missão: Prestar serviços de limpeza com profissionalismo, qualidade, segurança, proporcionando aos clientes um ambiente saudável e com conforto, utilizando equipamentos e materiais confiáveis que não agridam o meio-ambiente, contribuindo assim para o bem-estar e satisfação de nossos clientes, parceiros e fornecedores.

2.3 Ética

A Ética e a integridade norteiam todas as ações e atividades desenvolvidas pela CRTM, nas nossas relações com funcionários, clientes, competidores e fornecedores.

3ANÁLISE DE AMBIENTE

3.1 Fatores Econômicos

- Aquecimento do mercado imobiliário na região;

- Comércio cada vez mais diversificado e em expansão;

- Setor de serviços representa mais de 65% do PIB brasileiro;

- Setor de serviços foi responsável pelo equilíbrio econômico do município;

- Setor atua fortemente na geração de empregos.

3.2 Fatores socioculturais

Gravataí conta com:

População: 266.230 habitantes (Estimativa de 2008/IBGE)

Área total de Gravataí: 497,82 Km2

Área urbana de Gravataí: 121,37 Km2

Área rural de Gravataí: 376,45 Km2

Taxa de crescimento populacional: 2,19% (2006)

Densidade demográfica: 544 habitantes/km² (2006)

Eleitores: 159.638 (Homens: 77.006 - Mulheres: 82.632 - Jovens (entre 16 e 18 anos): 1.943 - Analfabetos: 2.717)

Expectativa de vida: 73,6 anos (2000)

PIB: 0, 2%

PIB per capita: 18.642.00

Taxa SELIC: 8,75%

IGP-M: 0,94%

(Dados colhidos do censo de 2008).

3.3 Fatores Políticos/ Legais

Para o lançamento da empresa CRTM no mercado foi necessário o conhecimento de algumas leis, impostos e códigos e documentos aplicáveis ao setor.

3.3.1Documentação

Os documentos necessários para abertura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com