TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc pós Contabeis

Trabalho Escolar: Tcc pós Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico aborda a responsabilidade social no mundo contábil, a partir do estudo de caso de uma determinada empresa (franquia) na qual se observou o impacto de investimentos em benefício dos colaboradores sobre as vendas no período de dez anos.

Para chegar aos objetivos, formulou-se a seguinte questão problematizadora: os investimentos da empresa na melhoria da qualidade de vida dos funcionários têm retorno em volume de vendas?

Em vista de responder a esse questionamento formulou-se a seguinte hipótese: o investimento em ações voltadas para o bem estar de colaboradores tem retorno na forma de aumento do volume de vendas.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica aliada ao estudo de caso de uma empresa que ofereceu vantagens aos seus funcionários e após um ano verificou aumento nas vendas efetuadas por estes colaboradores.

Considerando o aspecto conjuntural da sociedade nesta era, observa-se que muitas vêm sendo as transformações pelas quais o mundo vem passando, alcançam o ambiente do trabalho devido às influências da globalização da economia, e do desenvolvimento tecnológico. Acredita-se que neste contexto, as empresas desejam o aumento da produtividade, porém, do ponto de vista da responsabilidade social, os lucros devem trazer benefícios para todos os envolvidos no processo produtivo.

Diante desta complexidade, brota uma nova forma de dirigir os negócios de uma empresa, tornando-a, parceira e cor responsável pelo desenvolvimento social, preocupando-se com um público, que se apresenta maior, formado por: acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente e, nessa parceria, surgem os chamados stakeholders. Segundo Freeman (1984, p. 25): “Stakeholder é qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou é afetado pela realização dos objetivos da empresa”.

Com esta nova visão, a responsabilidade social constitui um modelo de gestão empresarial que deve ter como base os princípios e os valores éticos, onde a organização cria relações de reciprocidade e de co-responsabilidade com todos os envolvidos em seus negócios, dessa maneira, este movimento que aumenta os aspectos de ética, da cidadania e dos direitos humanos, tem sido chamado de diferentes maneiras, como: empresa cidadã, cidadania empresarial, ética nos negócios, empresa ética, dentre alguns outros termos (MELO NETO e FROES, 2001).

Conforme o Instituto Ethos de Responsabilidade Social (2002) a responsabilidade social empresarial vai além do que uma organização deve fazer por obrigação legal e por filantropia, uma vez que irá envolver uma variedade de comportamentos que devem ser adotados por ela.

Pode-se, pois, afirmar que a primeira responsabilidade social da organização precisa ser iniciada com os seus colaboradores, pois é incoerente desenvolver projetos de responsabilidade social para uma determinada comunidade em que uma empresa está inserida, se antes não houver a preocupação de se cuidar bem dos seus respectivos colaboradores, em termos de saúde, de treinamento, de desenvolvimento, de benefícios, de conhecimentos e de outros itens que se fizerem necessários.

Depende, então, de tais profissionais, atuar como parceiros estratégicos, compreendendo que as habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com