TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo

Monografias: Tecido Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  3.016 Visualizações

Página 1 de 4

Caso 2

1. Caracterize o tecido conjuntivo do ponto de vista estrutural e funcional.

Do ponto de vista estrutural, os componentes do tecido conjuntivo se dá por um conjunto de moléculas que conecta e liga as células e órgãos, dando então dessa maneira suporte ao corpo e a musculatura mantendo o corpo funcionando. Já do ponto de vista funcional ele tem sustentação, nutrição, defesa e proteção, reparo de lesões e participa nas respostas inflamatórias e imunológicas.

2. Descreva Morfologicamente as células do conjuntivo e mencione suas funções.

Fibroblastos - Contem citoplasma abundante, com muito prolongamentos, seu núcleo é ovoide, grande e fracamente corado, com cromatina fina e nucléolo proeminente. A função do fibroblasto é sintetizar colágeno e elastina, além de proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas, também produzem fatores de crescimento e diferenciação e proliferação celular.

Macrófagos - Os macrófagos são células de defesa muito ativas, tem a presença de grânulos, e citoplasma com a presença de lisossomos e de vacúolos de fagocitose, tem núcleo excêntrico, e tem a função de fagocitar e secretar substâncias que participam do processo imunológico de defesa e atuar como célula apresentadora de antígenos. aumentam de tamanho e se agrupam formando células gigantes, elemento de defesa e limpeza do tecido fagócito.

Fibrócitos- apresentam pouco citoplasma e são pobres em ergastoplasma, possui um núcleo menor (mais escuro) e alongado, metabolicamente adormecida e que não desenvolvem a função.

Plasmócitos - Os plasmócitos são células grandes e ovoides que contem um citoplasma basófilo que reflete sua riqueza no retículo endoplasmático granuloso, o seu núcleo esférico tem cromatina em grumos, dando ao núcleo, aspecto de roda de carroça. Ele produz anticorpos.

Mastócitos - Os mastócitos são células nutritivas, grandes, e globosas, com o citoplasma repleto de grânulos e que se coram intensamente, o núcleo pequeno, esférico central. Eles têm a função de produzir e armazenar mediadores químicos do processo inflamatório.

Leucócitos - Os leucócitos são células do tecido conjuntivo vindos do sangue por migração através da parede de capilares e vênulas. São células especializadas na defesa contra microrganismos agressores, sendo fundamentais em processos inflamatórios.

Células adiposas – ou adipócitos são células armazenadoras de gordura (lipídios),que possuem a forma arredondada e são encontradas no Tecido Adiposo. Ela tem a função de armazenar energia sob a forma de lipídeos, de proteger e de amortecer.

3. A liberação de mediadores químicos armazenados nos mastócitos promove reações alérgicas denominadas reações de hipersensibilidade imediata, porque ocorrem em poucos minutos após a penetração do antígeno em indivíduos previamente sensibilizados pelo mesmo antígeno. Há muitos exemplos de reações de hipersensibilidade imediata, porem o choque anafilático é o exemplo mais drástico, sendo potencialmente uma ocorrência fatal. O processo de anafilaxia consiste na seguinte sequencia de eventos: a primeira exposição ao antígeno (antialérgico), tal como veneno de abelha, resulta na produção de IgE pelos plasmócitos uma classe de imunoglobulina (anticorpos). A IgE liga-se avidamente a superfície do mastócitos. A segunda exposição ao mesmo antígeno resulta na ligação do antígeno a IgE que está presa a superfície do mastócitos. Este evento dispara a secreção de grânulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com