TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica De Negociação

Artigos Científicos: Tecnica De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDILEUZA SANTOS SOUZA – RA: 382393

ISABEL MARIA BORGES FERREIRA FREITAS-RA: 369415

NÁDIA CRISTINA SANCHES VULCÃO-RA: 369349

NATÁLIA ALVES ARAÚJO – RA: 376774

WILMA CARVALHO CAVALCANTE-RA: 379819

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUCURUÍ

06/06/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 04

ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL ....................................................... 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 07

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 07

ANEXOS:

TEXTO 1........................................................................................................... 08

TEXTO 2 .......................................................................................................... 09

TEXTO 3 .......................................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Negociar não significa enfrentar, mas harmonizar uma situação entre duas partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

No trabalho que segue, será mostrada a importância do planejamento de uma negociação, porque é imprescindível que se coloque em papel o plano desse processo, como fazê-lo e porque muitos negociadores adquirem sucesso e os passos que contribuem para que aja uma negociação ganha-ganha Neste trabalho apresentaremos um pouco do nosso aprendizado sobre importância do planejamento de uma negociação, as técnicas de uma negociação, as definições de negociação, as habilidades de um bom negociador.

A negociação é um processo natural pelo qual todos passam, todo individuo em algum momento da vida, se viu frente a uma situação difícil que exigiu algum tipo de negociação.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Talento para negociar não é somente um dom, ela poder ser desenvolvida ao longo do tempo, com esforço e dedicações.

Assim como em toda e qualquer negociação, preciso conhecer o tipo psicológico do meu oponente, portanto, é necessário obter informações sobre o gestor e a empresa. Devo conhecer sua cultura, política e, principalmente, estar ciente do lugar ocupado pelo colaborador na empresa. Esse conhecimento poderá contribuir para o sucesso da minha negociação.

A arte de negociar salários é segundo especialistas um processo delicado e que exige do negociador preparo, consistência de informação e firmeza no que esta se pleiteando que é o aumento de salário. Muitas pessoas ainda enfrentam relutância em falar da importância que o salário tem nas suas vidas, é preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mas salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando na empresa.

Estou me preparando para uma negociação para pedir aumento salarial ao gerente da empresa que trabalho, precisarei planejar a negociação com antecedência. Primeiro realizarei o mapeamento da negociação, reunindo, organizando e examinando os dados que utilizarei, depois pesquisarei para conhecer melhor o mercado e o meu lugar dentro dele, já tenho ideia exata de minha posição em relação aos colaboradores de outras empresas. Este conhecimento será a base para minha argumentação. O meu pedido de aumento deve ser lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.

O obtive informações internas e externas, que irei utilizar como argumento que contribuirão para o resultado final do meu processo de negociação, informações como: dados de produção, faturamento (mensal e anual), e o volume de dividas da empresa. Essas informações serão úteis para que eu possa traçar uma meta para a negociação, analisando o máximo e o mínimo aceitável para que ambas as partes se beneficiem do resultado.

Precisarei conquistar o empregador e provar que estou valendo cada centavo que pedir. Mostrarei disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação, mas, com muito cuidado para não parecer prepotente. Preciso saber o momento certo de pedir o aumento, isso também é importante.

Estes são alguns pontos importantes que devo evitar para que não venha prejudicar o andamento da minha negociação:

• Ignorar a situação econômica atual da empresa

• Propagar a minha intenção pela empresa

• Blefar

• Usar argumentos superficiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com