TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Dietética

Dissertações: Tecnica Dietética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

No estudo dietético dos alimentos protéicos: carnes, vísceras e derivados da carne, aves e pescados realizado no laboratório de Técnicas Dietéticas preparamos um prato, especialmente com o filé de merluza(peixe ao molho de milho verde).

Destacamos a importância de uma alimentação saudável ingerindo peixe pelo menos duas vezes por semana. Classificado como “carne branca”, o peixe tem um teor de gordura muito baixo – gordura, aliás, importante para o combate e prevenção de diversas doenças, por ser fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto), além de

ácidos graxos essenciais, principalmente em ômega-3.

O indivíduo com uma alimentação saudável, incluindopeixe, diminui o risco da arteriosclerose, reduz o colesterol, alivia dores e inflamações, pois atua como antiinflamatório; controla a pressão alta, controla o apetite e em mulheres grávidas, previne a depressão pós parto;

No feto, auxilia no desenvolvimento cerebral.

O filé que utilizamos estava com aparência própria para o consumo. Precisamos ter alguns cuidados na hora de escolher o peixe, que deve sempre estar bem refrigerado e/ou congelado; os olhos do peixe precisam estar salientes, claros e sem manchas, nunca afundados;

O odor não deve ser muito forte, mas característico;

A carne deve estar firme e não se desfazer, assim como as escamas, que terão que ser claras e brilhantes.

Com a leveza do prato podemos constatar que o baixo teor em gordura faz do peixe um alimento de mais fácil digestibilidade que a carne. O peixe é ainda um fornecedor de minerais como, por exemplo, o iodo e o fósforo, de vitamina B1, vitamina A e de vitamina D e uma excelente fonte de protéinas, podendo conter, dependendo da espécie, 15 a 20% de proteínas, valores um pouco inferiores ao da carne. Daí a importância de incluir peixe na alimentação.

2. Objetivo

A atividade da aula foi a preparação de peixe ao molho de milho. Tendo como objetivo a aprendizagem prática dos alunos sobre o fator de cocção da carne, ressaltando o seu preparo e a escolha correta do pescado. Com a habilidade de saber conferir o sabor, o cheiro eapresentação correta do prato a ser servido. A utilização de legumes e hortaliças também contribuíram para conferir um sabor sutil e agridoce ao prato, com o gosto salgado do peixe e o levemente adocicado dos legumes.

3. Materiais e métodos

3.1 Materiais

Alimentos:

Filé de Merluza

Milho verde escorrido

Creme de leite sem soro

Tomates s/ pele picados

Cebolas picadas

Extrato de tomate

Queijo mussarela

Sal

Orégano

Utensílios:

Facas

Panela

Travessa de vidro

Colheres

Liquidificador

Tabua de corte

Balança

Forno

3.2. Métodos

Receita; file de peixe com creme de milho

Ao iniciar a preparação da receita foi feito inicialmente a higienização das verduras no caso cebola, o tomate, o alho, o coentro e a cebolinha em água corrente em seguida foram descascadas a modo de evitar desperdício.

Posteriormente foi misturado ao peixe Pimenta à gosto, sal e orégano

Usando uma panela de aço refogamos com alho os filés de peixe e os pedaços de cebola, tomate, coentro e a cebolinha levado ao fogo em temperatura média até dourar.

Em seguida foi batido no liquidificador o creme de leite e o milho ate ficar uma mistura homogênea, logo apos foi untada a forma com margarina e farinha de trigo sem fermento, feito isso colocamos o file de merluza em um refratário e jogamos o creme obtido por cima e em seguida levado ao forno em temperatura alta durante 30 minutos edepois servida.

4. Resultado ?

5. Discussão

A elaboração da receita foi importante para que fosse possível identificar mudanças no estado físico dos alimentos usados na receita após a cocção e utilização das técnicas para misturá-los,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com