TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Administraçao

Artigos Científicos: Tecnicas De Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  5.664 Palavras (23 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

PARTICIPANTES:

Marimar de Jesus Barbosa Ra: 434839

Elaine Franciele Ribeiro Ra:440724

Késia Grazziella Borges Franca Ra: 438932

Raquel Marques Ferreira Ra: 438958

Valéria Gonçalves Reis Ra: 436705

Maria Cristiana Alves de Souza Ra: 442372

PROFESSORA DE ENSINO EAD: JULIANA LEITE KIRCHNER

TUTOR À DISTANCIA: ANA PATRICIA GOMES BARBOSA

Montes Claros – MG Data- 16 de Junho de 2013

Conceito

O conteúdo nos permite a ampliar as visões para novos conceitos de negociação e visualizar de uma forma mais ampla a comunicação, na qual ambas as partes buscam um acordo, atendendo as expectativas com soluções de problemas e utilizando de estratégias na qual nos permite desenvolver a tomada de decisão que seja satisfatória.

Com o aprofundamento da matéria descobrimos que a criatividade a determinação e o querer aprender se torna mais efetivo na tomada de decisões em uma negociação, precisamos estar concentrado, focado e relaxado no objetivo para que consigamos atingir o resultado esperado na negociação.

a) Qual é a importância do planejamento na negociação?

R: Segundo Bittencourt (2013) a abordar sobre a questão da negociação destaca que é preciso levar em consideração a necessidade de atingir os resultados da negociação. Identifica que a mais importante das premissas envolve a preparação de si próprio, e o planejamento, com vistas ao resultado a alcançar. Essa preparação, e esse planejamento tornam-se fatores efetivos e contributivos do sucesso da ação negocial, na medida de sua identificação como base de tudo o que se fizer no decorrer do processo negocial. Assim sendo, o estudo e a pesquisa das fontes de informação, o aprofundamento dos dados disponíveis, capazes de fundamentar, de forma consistente, as estratégias e táticas da negociação, bem como a arquitetura das argumentações, fazem da preparação do negociador e o planejamento da negociação, um componente indispensável da continuidade do processo, capaz de comprometer, de uma maneira inequívoca, o resultado final. O preparo prévio do negociador e o planejamento da negociação envolvem o estudo de alternativas concretas a ser aplicado, o uso dos instrumentos de aplicação mais eficazes, e, conseqüentemente, um arsenal de argumentações consistentes, em relação a cada uma delas.

b) Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?

R: No tocante à conduta ética envolvidos no processo de negociação, Bittencourt (2013) argumenta que o estudo e a pesquisa das fontes de informação, o aprofundamento dos dados disponíveis, capazes de fundamentar, de forma consistente, as estratégias e táticas da negociação, bem como a arquitetura das argumentações, fazem da preparação do negociador e o planejamento da negociação, um componente indispensável da continuidade do processo, capaz de comprometer, de uma maneira inequívoca, o resultado final. Nas horas que antecedem a ação negocial, o homem deve levar em consideração a necessidade de não estabelecer uma conduta que o coloque em estado de tensão, ansiedade ou até mesmo, angústia.

O filme Doze homens e uma sentença: situações abordando a temática planejamento da negociação

O filme Doze homens e uma sentença abordam importantes questões referentes a temático planejamento da negociação. Conforme argumenta Bittencourt (2013) a preparação e planejamento prévios envolvem também o entendimento da postura dos demais interlocutores na negociação. Este processo de se colocar na posição do outro lado da negociação serve de subsídio não só para reforçar as próprias argumentações, mas sobretudo, para a definição de contra argumentações efetivas, as colocações feitas pelo outro lado.

Assim sendo, há que se destacar aqui que, no caso do processo de negociação o principal problema referente à conduta ética envolvido no processo de negociação concerne na omissão de informações que favorecem o outro lado da negociação. Na negociação a existência de regras de comportamento, direitos e deveres é um fator importante, porém muitas vezes não respeitados e obedecidos, ou seja, acontece o problema do não cumprimento da ética.

No caso do filme analisado, “Doze homens e uma sentença” mostra situações de negociação, mediação, enfocando a comunicação, as relações interpessoais e o campo de possibilidades aberto pelas trocas afetivas e comunicacionais entre os membros. Além disso, mostra os fatores críticos envolvidos no processo decisório, evidenciando como as pessoas trazem para o grupo e para a tomada de decisão seus padrões, condicionamentos e história de vida; evidencia as diferenças individuais que levam as pessoas a, na análise de um mesmo fato, visualizarem ângulos e verdades diferentes; e analisa a capacidade e características do processo de negociação.

Interessantes situações de negociação são apresentadas no filme, sendo que alguns do grupo parecem não se dar conta da seriedade da situação, com conversas paralelas sobre banalidades. Optam pela votação aberta, notando-se de inicio a hesitação de alguns que olham para ver se a maioria vota pela culpa. Pode-se também notar o aspecto de persuasão do grupo e a necessidade inicial de aceitação e inserção, apontada por Schultz. Onze votam pela culpa e um pela inocência (jurado n. 8 Davis).

Já o jurado n.10 tenta ridicularizar a posição daquele que votou diferente “Ah, meu Deus, tem sempre um” (sorrindo ironicamente) e outro pergunta o que deve ser feito, ao que Davis responde “devemos conversar”. Ao ser indagado se considera o rapaz culpado, diz que não sabe. Seu interlocutor (jurado n.3) lhe pergunta se não esteve presente ao julgamento, se não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com