TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negocação

Exames: Tecnicas De Negocação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

A negociação salarial se dá através de um projeto que deve estar amparado e preparado para receber respostas, principalmente as negativas, e claro ter argumentos suficientes para estar sempre negociando até que consiga a resposta desejada. Procurar não debater demonstrando somente o trabalho que tem feito pela empresa, mas as suas pretensões para o crescimento da mesma, evitar impor o que quer e sim procurar esclarecer de forma amigável que vai ser um acordo onde ambas as partes serão beneficiadas. Neste caso um dos argumentos que podem ser levantados para o convencimento da outra parte, é a procura de estar aprimorando seus conhecimentos para a melhoria de sua prática na empresa.

O que o negociador deve estar atento é não deixar transparecer o seu descontentamento com a resposta negativa, e jamais se alterar tentando manipular a primeira decisão do oponente, esta é a melhor hora de aproximação e se houver oportunidade de no mesmo momento continuar a negociar, deve ter argumentos convincentes para que a outra parte dê esta abertura que precisa e que sejam suficientes para tentar modificar a maneira de a outra parte pensar. Mas, observar se realmente vale a pena retomar a negociação, pois algumas vezes a decisão mais sábia a se fazer é recuar para analisar aonde foi que errou e o que precisa ser modificado para uma nova tentativa, ou seja, esperar para uma outra oportunidade que estará favorável ao que planeja receber como resposta.

Normalmente as reações de uma resposta negativa tende a ser as mais desfavoráveis possíveis ao negociador, pois vem os sentimentos de menosprezo, desvalorização que afeta o psicológico de qualquer ser humano, mas que se esta negociação estiver sido planejada, o certo é que esteja pronto para remediar a situação a seu favor. É onde se encaixa uma das habilidades descritas por Ury, que são as relacionadas ao problema, onde a percepção deve estar bem aguçada buscando se sobressair com as habilidades de um detetive, inventor e juiz.

Mediante o que foi discutido pelo grupo, todos em comum acordo disseram que antes de se ter este conhecimento sobre negociação, provavelmente fracassariam no processo, pois não estariam embasados para saber qual a atitude mais correta diante de um obstáculo, mas hoje, após os estudos feitos, procuraria transformar a resposta negativa em um ponto a seu favor para ter possibilidades de se continuar a negociação, concluindo que nenhum negócio deve ser imposto e sim o negociador ter habilidades suficientes de convencer o oponente que a proposta feita é irrecusável.

A situação no momento não estaria sendo uma das melhores para o negociador, o que pode acontecer é um momento de análise do ambiente e do oponente, se observar que seu chefe não está num de seus melhores dias, este é o melhor momento para falar algo que interesse somente a ele, modificar o diálogo para outros assuntos que no momento interessarão somente a outra parte é uma das estratégias a serem usadas para um momento de aproximação e uma ótima maneira de fazer com que a atenção seja voltada em percepção as ações de compreensão e camaradagem que está tendo perante os acontecimentos, amenizando o clima que provavelmente não estará dos melhores, mas deixar claro que retomará a negociação num momento mais apropriado.

Com certeza é o momento que ele estará falando sobre os problemas da empresa, cuidado com suas atitudes, esta não é a hora de dar palpites de como deve ser solucionado estes problemas, e jamais criticar a forma que a empresa é conduzida pelo seu chefe. É hora de conciliações e não de retaliações.

Procurar um momento mais oportuno para fazer uma nova tentativa de se entrar novamente com a negociação, desta vez com mais convicção demonstrando principalmente os ganhos que a empresa terá com esse aumento salarial, pois o primeiro pensamento do seu chefe será o de perca, portanto a melhor forma de convencê-lo é em que esse aumento vai trazer de retorno, mas é como já foi dito, cuidado em querer valorizar demais o seu trabalho, deixe apenas indícios para que o seu chefe por si só perceba a sua capacidade.

No primeiro momento da negociação, deixar claro os seus objetivos dentro da empresa e o que está fazendo para estar capacitado ao seu trabalho dentro da mesma, este é o momento de diálogo onde poderá estar demonstrando os cursos ou aperfeiçoamentos feitos se valorizando como profissional em busca de aprimoramentos e novos conhecimentos. Demonstrar que depois destas formações o quanto a empresa vai ser favorecida, onde sua mão de obra fará a diferença na produção e nos lucros, mas isso deve ser feito com demonstrativos que convençam o oponente de que realmente isso possa acontecer, e que deve se ter a consciência da veracidade de suas propostas.

O que se tornou fato dentro de uma negociação, é que ambas as partes devem ser favorecidas, pegando por essa afirmação, o primeiro passo do negociador é demonstrar quais serão os ganhos do oponente e é nessa linha que foi feito este roteiro, convencendo a outra parte que os gastos vão ser mínimos perto dos lucros que virão à porcentagem de se ter uma nova resposta negativa se torna mínima e pode até se dizer que é praticamente impossível.

ANEXOS

TEXTO 1

Negociação é um tema que vem sendo discutido atualmente para se chegar a uma finalidade de seu significado que até pouco tempo atrás, se via como uma estratégia de se levar vantagens de alguém e de algo que estava sendo negociado. Vários autores vêm discutindo esse tema conceituando-o de maneira diferente do que se era visto, para que negociadores se atentem ao objetivo da negociação e que esteja em sã consciência que ambos temos que ser privilegiados pelos resultados.

Segundo Roy, David e John: "A negociação não é um processo reservado apenas ao diploma habilidoso, ao melhor vendedor ou a um ótimo advogado sindicalista: é algo que todos fazem quase que diariamente. Embora os interesses não sejam geralmente tão importantes quanto acordo de paz ou fusões de grandes corporações, todos, […] negociam; às vezes as pessoas negociam coisas maiores, como um emprego novo e, em outras vezes, coisas relativamente menores, como, quem vai lavar os pratos. As estruturas e os processos de negociação são fundamentalmente os mesmos tanto em nível pessoal quanto em termos diplomáticos e coorporativos" .

Seguindo a este conceito de negociação, sabe-se que ela está inserida em no cotidiano de qualquer pessoa, portanto todos devem estar atentos a ser um bom negociador, levando-se em conta coisas básicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com