TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociaçao

Dissertações: Tecnicas De Negociaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

As habilidades essenciais dos negociadores

5.1 Identificando as habilidades essenciais dos negociadores

Nos últimos anos tivemos um crescimento gigantesco na era tecnológica.

Com a modernidade e comodidade que temos hoje de conseguirmos informações com um simples clique, fez com que pessoas se tornassem mais distante uma das outras e sentisse seguros com as informações que conseguem nas redes sócias em artigos da internet, tornado-se fácil ficar por dentro dos acontecimentos do mundo empresarial como; acesso a balanços, inovações, investimentos e escândalos. Isso gera perspectiva de que algum executivo dotado de “poderes sobrenaturais” redirecione grandes corporações, e também o mundo, para uma nova ordem. Pessoas estão se esquecendo que o processo de negociação esta no nosso cotidiano empresarial.

Observando grandes empresários e executivos em ação, seja negociando, seja concedendo entrevista ou definindo estratégias, vemos que são pessoas comuns. mas mesmo assim devido a calma,segurança a e perspicácia com que eles se comportam, pessoas presentes nas ações desses indivíduos,sentem inferiores e incapazes.

Qual a diferença dos empresários das pessoas comuns? A resposta pode ser o Talento. Mas não o talento natural,que vem de alguma combinação genética superior, mas o talento desenvolvido ao longo do tempo, fruto de muito esforço e dedicação.

O empresário é um negociador que possui habilidades, tem a capacidade de identificar e aproveitar novas oportunidades, de comunicar-se facilmente com as partes envolvidas, de liderar e contribuir para um acordo “ganha-ganha”, de aceitar desafios e detectar riscos sem prejudicar os objetivos, de conhecer suas limitações e superá-las, de ser flexível, ser paciente e ser auto-avaliativo.

As pessoas que tem habilidades, com o passar do tempo adquire diferentes experiências fazendo com que seu talento seja cada vez mais aperfeiçoado e progredi na sua formação psicológica.Negociadores profissionais devem ser muito qualificado, pois suas decisões envolvem constantemente grandes valores monetários e podem definir o futuro da organização. Sendo assim, são mais cobrados em não cometerem erros banais.

5.2 Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores

Vamos apresentar 16 “fatores críticos” do sucesso de uma negociação:

* Prepare-se cuidadosamente

* Focalize os interesses, não posições.

* Use um BATNA, em vez de um recurso final

* Conheça suas prioridades

* Faca o tempo trabalhar por você

* Faça muitas perguntas

* Ouça atentamente

* Confirme suas necessidades

* Faca um teste com propostas condicionais

* Explore muitas opções

* Verifique o que ficou combinado

* Revise seu desempenho

* Construa relacionamentos e trabalho de longo prazo

* Maximize seu poder

* Adapte sua estratégia para atender a situação.

Vale lembrar que esses “fatores” são apresentados de forma objetiva. Lembrando que esses fatores pode ser traduzidos em habilidades genéricas, resumidas em capacidade de preparação, planejamento, raciocínio, adaptação dentre outras, ou seja, o negociador tem que preparar, conhecer daquilo que esta negociando, se planejar para qualquer eventualidade, que possa acontecer durante a negociação, ser bem comunicativo, deixando claro aquilo que quer oferecer. Lembrando que nesse processo, são utilizadas varias habilidades, deixando claro a complexibilidade de uma negociação.

Muitas vezes, um negociador, ele tem que ter quatro critérios: criatividade, versatilidade, motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com