TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociaçao

Trabalho Escolar: Tecnicas De Negociaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

1 – INTRODUÇÃO

No mundo atual e globalizado e competitivo que estamos inseridos, cada vez fica mais evidenciado que necessitamos unir forças para alcançar resultados satisfatórios.

Unir forças que possui como sinônimo adquirir conhecimento, tecnologia, capacitação, divulgação, sustentabilidade etc.

Negociação é um processo de alcançar objetivo, visando o melhor resultado possível, onde ambas as partes saiam satisfeitas.

Conhecer o perfil psicológico da outra parte vai auxiliar nas previsões de reações da outra, conhecer os pontos positivos e negativos e assim obter sucesso numa negociação, que tem como ponto fundamental a relação interpessoal.

Existem alguns estilos de negociadores, por exemplo, o restrito, confrontador, amigável, ardiloso.

Neste cenário enxergamos a necessidade da negociação. Quem sabe negociar, consegue ter solidez no mercado.

Abordaremos nesta atividade que a eficácia desta ferramenta de existência consiste em atingir um acordo sustentável sobre diferentes ideias e necessidades.

Capitulo 1: Roteiro de Negociação Salarial

O Roteiro de preparação para esta negociação salarial inicia-se com o planejamento para esta reunião de negociação. Elencar todos os dados referentes às responsabilidades novas assumidas, os resultados alcançados e contribuições importantes entregues durante este período.

Planejar também como o ingresso ao curso superior na área de gestão poderá contribuir para a contínua contribuição para a empresa.

Outros dois pontos são importantes, analisar o comportamento do executivo que será abordado durante a negociação, como abordar, o que não mencionar o que reforçar etc... sem dúvida é relevante durante a negociação. O segundo ponto é observar o momento da empresa dentro do seu mercado/competidores. Se a empresa não estiver crescendo ou com dificuldades financeiras, a tarefa se torna mais complicada, entretanto ainda será possível alcançar o objetivo.

Abaixo apresentamos os passos completos para este roteiro.

1) Sua contribuição para a área/empresa

Documentar com detalhes todas as contribuições oferecidas à sua área/empresa. Observando sempre os resultados dessas contribuições e quais benefícios foram alcançados pela área/empresa.

2) Seus planos de atuação para a área/empresa

Apresentar o curso superior na área de gestão, vislumbrando as contribuições que poderá trazer à empresa com este curso, por exemplo, Gestão Financeira, todo o conhecimento financeiro para assumir outras responsabilidades.

Se puder, vislumbre quais são essas outras responsabilidades que planeja receber/assumir com a obtenção deste curso superior, a empresa irá observar não somente à vontade e continuidade nos estudos, mas o compromisso de utilizar este conhecimento para seus negócios.

3) Planejar a abordagem ao(s) executivo(s) que fará a negociação com você.

Observar as características destes executivos, comportamentos, profissionais que exigem uma negociação mais focada, direta ao ponto, ou aqueles onde os detalhes das informações são vitais para suas tomadas de decisões. Procurar observar como você é avaliado por estes profissionais, mesmo que de maneira informal, com isso você poderá utilizar de recursos que sejam bem avaliados em você, por exemplo.

4) O momento financeiro da área/empresa

Você deve observar qual o momento financeiro de sua área ou empresa. Caso o momento não seja positivo, você provavelmente poderá receber, como justificativa, este fato como desafio para aumento salarial. Neste caso, é importante observar se esta situação financeira é momentânea (falta de pagamento por parte de clientes, etc.) ou mercado (competidores, oferta de sua empresa mal posicionada, preço dos produtos não atrativo para seu mercado etc.).

Mas lembrem-se, as empresas não querem perder seus talentos, seus principais profissionais em cada área, eles são, em geral, como pilares para as suas áreas. Sem eles, a empresa terá sérias dificuldades em continuar oferecendo resultados positivos.

Estar preparado para uma resposta negativa, sempre se deve estar, pois, a empresa é quem vai decidir ao final se este aumento salarial será possível.

Estar preparado para o não está ligado a ter-se preparado adequadamente para a negociação, tendo certeza que observou todos os pontos, planejou e negociou adequadamente.

A reação mais adequada é, quando a resposta NÃO já foi confirmada, é confirmar o correto entendimento com a outra parte na negociação, se a negativa ocorreu devido à falta de comprovação que seu desempenho mereceu aumento salarial, momento da empresa etc. Por que não perguntarem ao superior, se necessário, quais pontos deveriam melhorar para atingir esse objetivo?

Este correto entendimento é muito importante para observar quais seriam os próximos passos:

- Caso as comprovações de desempenho não tenham sido suficientes, observar a possibilidade de apresentar outras comprovações, melhor qualificado ou claro, se esforçar para aprimorar sua atuação na empresa para então, voltar a solicitar o aumento salarial.

- Na hipótese das comprovações terem sido aceitas, seu trabalho e atuação merecerem aumento salarial, mas a justificativa tenha sido o momento financeiro da empresa, perguntar sobre perspectiva de tempo para retomar o assunto ou confirmar o aumento pode ser feito.

- Outra possibilidade é claro, você avaliar sua visão da empresa, como a empresa está contribuindo para o seu desenvolvimento/crescimento profissional e avaliar se estaria na hora de buscar novo desafio e/ou continuar desenvolvendo seu trabalho na empresa atual buscando “voos mais altos” em um futuro próximo.

Capitulo 2: Conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com