TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Trabalho Universitário: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Com a globalização e a “era digital” é possível ter acesso a diversas informações a todo o momento, tornando possível que o indivíduo se mantenha informado sobre os principais acontecimentos do mundo e se aprofundar nas transformações, inovações, mudanças e investimentos empresariais. E assim algumas pessoas acreditam que esse mundo de informações e tecnologias seja o principal fator das mudanças e dos negócios de sucesso, sendo que por trás de cada caso de sucesso existe um negociador que está constantemente empenhado em negociar o rumo da empresa e por conseqüência influenciando no contexto global.

De acordo com a visão de Martinelli e Almeida podemos analisar a importância das habilidades essenciais dos negociadores:

• Concentrar-se nas idéias: o momento da negociação dever ser para a troca de informações, revisão e reflexão de opiniões, assim, um momento de cooperação e não pode ser deixado levar para um ambiente de conflito.

• Discutir as proposições: é importante para se ter um bom diálogo em busca do objetivo inicial, não prolongando o diálogo a ponto de perder o raciocínio levando a negociação para o lado pessoal.

• Proporcionar alternativas para a outra parte: é necessário ter objetivos pré-estabelecidos e conhecer os interesses da outra parte, para que seja possível criar possibilidades de acordo que satisfaçam ambas as parte. Nesse contexto também podemos analisar a indicação do MAANA (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo).

• Ter objetividade na equação dos problemas: não se pode perder o foco do que esta sendo discutido iniciando uma discussão e repentinamente querer solucionar todos os problemas de imediato.

• Apresentar propostas concretas: é imprescindível definir os objetivos e apresentar propostas concretas sobre eles, para não tornar perder a objetividade da negociação e torna-lá uma longa discussão sem conclusão.

• Saber falar e ouvir: o saber falar está relacionado ao momento certo de expor suas idéias, levando em consideração quais idéias devem ser divulgadas e como devem ser transmitidas, para que o receptor entenda corretamente a mensagem. Saber ouvir é importante para que se possa colher fatos, entender e observar o outro, sendo que ouvir é mais amplo para que se possa compreender e valorizar as idéias do outro.

• Colocar-se no lugar da outra parte: a empatia é fundamental para que se esteja preparado para os possíveis argumentos, assim, também de uso da empatia pode-se criar uma relação de confiança e respeito.

• Ter consciência de que se negocia o tempo todo: nenhuma negociação é exatamente igual à outra, sendo que o ambiente empresarial esta a todo o momento sofrendo transformações, assim, é necessário estar em constante aprimoramento.

• Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas: possibilita interpretar reações, maneiras de agir e de pensar, facilitando a compreensão de informações passadas não pela fala, mas por gestos que o outro transmite.

• Separar os relacionamentos pessoais dos interesses: é necessário que o negociador coloque os interesses da organização acima dos pessoais, tendo uma postura ética.

• Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo: é de grande importância estabelecer um relacionamento em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com