TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Monografias: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?

Estaria sim, pois devemos estar sempre preparados para o sim e também para o não. A minha reação, porém, seria de tentar convencer, relatando as ações que realizei nos últimos tempos e que impactaram positivamente dentro da empresa, poderia fazer um comparativo com os salários praticados no mercado. E mesmo assim não sendo possível este aumento, tentaria alguma outra vantagem como uma gratificação por tempo determinado.

Qual seria sua reação?

Deixaria bem claro que fiquei insatisfeito e desapontado, mas que não perderia o meu estimulo, e que poderia pensar em procurar um novo emprego.

Como administraria a situação?

Mesmo estando insatisfeito, buscaria aumentar os meus resultados, tirando uma lição disso.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Deixaria clara a minha dedicação à empresa e faria uma lista das principais ações que realizei e que contribuíram positivamente para a mesma.

Negociação

O termo negociação vem do latim (negocium) palavra formada pela junção dos termos nec (nem,não) e ocium (ócio,repouso) cujo significado estrito é atividade difícil e trabalhosa. Contundo, a negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionando à satisfação de ambos os lados, houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado o negociador procurava resultados satisfatórios momentâneos; hoje esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos. E para que o termo negociação passe a ser compreendido como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes, para uma boa negociação, as partes envolvidas do problema em questão, a busca por alternativas de ganhos mútuos é outro aspecto a ser considerado, bem como a busca por critérios objetivos para a solução do problema.

A negociação sob um enfoque sistêmico é fundamente a possibilidade de identificar, com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre uma negociação. Além disso, uma possível previsão de resultados favorece a consolidação de negociações futuras. Quando esses aspectos são conhecidos pelo negociador, torna-se mais eficiente o alcance de uma negociação ganha-ganha de longo prazo.

A visão de outros autores sobre negociação

Kozicki- Negociação é arte de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados que tentam chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes, a clássica solução ganha-ganha.

Junqueira- Negociação é o processo de busca e aceitar idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apesentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

Cohem- Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma (rede de tensão).

Negociação

Introdução

Negociação pode ser entendida como um processo para alcançar objetivos através de um acordo entre as partes envolvidas nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. O que se debate e se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. Na negociação, o que se busca é a conquista, através de argumentos, de pessoas das quais se pretende conseguir algo. É um campo no qual a persuasão é fundamental. O que buscamos aqui, foi resumir de forma prática e simples, os mais diversos conceitos sobre esse tema e mostrar o quão ele é importante no dia a dia.

Desenvolvimento

Devemos entender que a negociação é importante em todos os momentos e fases de nossa vida, seja no quesito profissional ou pessoal.

Atualmente, a negociação é necessária em quase todos os acontecimentos e contatos diários com outras pessoas. Com isso, há a necessidade de uma boa negociação, que também pode ser compreendida como a comunicação entre duas ou mais partes que desejam chegar a um acordo comum dentro ou fora de uma grande organização.

Negociar é, também, tudo aquilo que se aprende e se aprimora na prática, onde três elementos são fundamentais para que uma boa negociação ocorra e onde as partes envolvidas saiam satisfeitas : a criatividade, a sensibilidade e a intuição.

A negociação esta presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negociamos o tempo todo em nosso dia a dia, em casa, no trabalho, no mercado, etc. Um bom exemplo disso é quando pechinchamos na feira, no supermercado ou então quando pedimos uma diminuição dos juros no banco ou até mesmo quando chegamos a um consenso sobre os móveis da casa que irão ser comprados para nossa casa, quando o pai e a mãe querem sair para comer uma pizza e as crianças preferem ir ao cinema.

No trabalho também não é diferente. Negociamos com o nosso coordenador ou chefe sobre o trabalho, salário, horas extras, etc.

Negociamos também com os clientes e fornecedores preço, prazo de entrega e condições de pagamento.

Para fazermos um bom negócio, precisamos ser habilidosos, ser flexíveis, ter boa comunicação, usar muito bem o tempo e principalmente, ouvir as outras partes, sempre se colocando no lugar delas.

Deve-se entender também que o ato de negociar é um processo de relação, troca, concessões e resoluções voltada às satisfações das necessidades ou interesses de partes opostas com o uso do tempo, da informação e do poder, buscando a satisfação de ambas as partes, sendo este um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com