TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Trabalho Escolar: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

1 Roteiro de preparação para negociações salariais (Etapa 4 – passo 3).

1.1 Introdução

A negociação faz parte do nosso dia a dia e estamos o tempo todo negociando, seja em casa, no trabalho, na rua, ou seja, em todos os lugares somos obrigados a negociar, porém quando o assunto é negociação salarial temos certa dificuldade, por isso um bom planejamento é importante.

O negociador deve municiar-se de bons argumentos, para uma negociação salarial é preciso expor o diferencial e os ganhos que você trás para a empresa, demonstrando os seus resultados positivos e a importância deles para empresa.

No roteiro de preparação salarial iremos abordar alguns temas de uma negociação salarial: planejamento inicial através do levantamento de informações e definições de metas, objetivos e estratégia, escolha do momento certo, postura a ser adotada, desenvolvimento da negociação, como reagir diante de uma resposta negativa e como reverter a situação.

Uma negociação salarial exige muito preparo do profissional, por isso, podemos considerar a fase de planejamento como a mais importante, pois se estiver bem preparado e bem informado, estará seguro, calmo, terá bons argumentos, o que lhe proporcionará maior possibilidade de sucesso.

1.2 Desenvolvimento

I – Planejamento

O planejamento é fase mais importante da negociação é nessa fase que vamos levantar as informações, traçar as metas e objetivos a serem alcançados e definir a estratégia.

Primeiro passo é levantar informações: realizar pesquisa mercadológica, analisar o quanto mercado está pagando para um profissional do mesmo cargo e experiência e comparar com o que você ganha, o ideal é que você contabilize o seu salario mais os benefícios atuais antes de pesquisar no mercado.

Uma pesquisa interna também é muito importante, verificar e conhecer a política de cargos e salários da empresa, levantar os seus últimos resultados e os ganhos que a empresa obteve através deles.

Depois de juntarmos as informações e reunir bons argumentos vamos definir a meta a ser alcançada e a estratégia a ser seguida, o quanto pretendo ganhar de aumento, como irei convencer o chefe a conceder o aumento solicitado, são definições importantes para obter sucesso na negociação.

Também é importante pensar em um segundo plano, “plano b”, para o caso do chefe dizer não, pense em como ira reagir e nos argumentos que irá utilizar para tentar reverter a situação.

II – Definição do melhor momento

Quando é o melhor momento para se pedir um aumento salarial?

Escolher o momento certo para solicitar um aumento salarial é fundamental, saiba em que momento seu superior e sua empresa estão, verifique se a empresa esta acumulando lucro ou prejuízo, se a empresa esta admitindo ou demitindo.

III – Negociação

Após a realização do planejamento e da escolha do melhor momento marque uma hora com o seu chefe para tratar do assunto.

Inicie a conversa explicando quais as suas expectativas com relação à empresa e não pressionando, exemplo: tenho uma proposta de outra empresa que é melhor do que tenho aqui, principalmente se não tiver proposta nenhuma. Normalmente os chefes são experientes e não caem nesse tipo pressão e você ainda pode ficar queimado.

Durante a negociação é importante manter a calma, demonstrar confiança, você tem que passar a imagem de que está seguro e que merece um aumento.

Agora é a hora de utilizar as informações levantadas durante a fase de planejamento, exponha os seus argumentos, destaque os seus resultados, os ganhos que você trouxe para empresa, mostre o valor que você tem na empresa e os seus diferenciais.

Todo o processo de negociação deverá ser conduzido de forma ética, durante a negociação é preciso ser prudente, saber a hora de falar e também a hora de ouvir, mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo.

E saiba que dificilmente você conseguirá uma resposta no ato, a menos que seja negativa, portanto deixe a porta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com