TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Ensaios: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 14

UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Técnicas de Negociação

Trabalho elaborado para fins de avaliação a ATPS, “Roteiro de preparação para negociações salariais” referente à Disciplina Técnicas de Negociação do curso de Administração da UNIDERP Interativa, sob orientação da professora Interativa Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz

TELÊMACO BORBA / PARANÁ

10/06/2012

Introdução

Quando falamos em negociação, temos em mente que ela se faz entre duas partes envolvidas, dispostas a realizar uma troca, uma venda ou uma disputa. Segundo alguns autores e é regra de praxe afirmar que ela acontece o tempo todo em torno deste princípio, de acordo com a regra de que é preciso dar poder antes de receber. O seu ponto chave está nas concessões, e na premissa de que ambas as partes devem obter vantagens delas.

A negociação de salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrarão muito do que você merece ou não.

A arte de negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo e consistência de informações

Etapa 4, (Passo3)

“Roteiro de preparação para negociações salariais”

“Ao falhar em se preparar, você está se preparando para falhar.”

Benjamim Franklin

Pra que uma negociação obtenha êxito, o segredo é sem duvida nenhuma a preparação, tanto psicológica como física, devido ao stress que pode ocorrer.

Não ter consciência das suas fraquezas e forças o que pode dar origem a perde de credibilidade e poder persuasivo.

Antes de uma negociação é vital o planejamento, rever todos os possíveis pontos negativos da primeira negociação, adquirir todas as informações necessárias para os argumentos que vão ser expostos durante a futura conversa. Saber o momento certo de pressionar e de ceder, ter atitude, saber lidar e conhecer o seu oponente, fazer propostas, ouvir mais do que falar, enfim ajustar uma estratégia de acordo com os limites de satisfação de ambas as partes.

A negociação de salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está almejando como remuneração ou aumento.

Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrarão muito do que você merece ou não.

A melhor forma de negociar salário é ter uma conversa franca e objetiva, baseada em argumentos de mercado e de desempenho, sabendo que pode perder ou ganhar. Na hora do diálogo, para garantir o sucesso da negociação é importante que o profissional se atente a alguns preceitos básicos deste processo:

Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar ciente do valor da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa.

O momento mais apropriado para pedir aumento ''é você que faz''.

Nas negociações, para cada situação distinta, serão necessárias diferentes habilidades para alcançar o melhor acordo.

Em primeiro lugar após a preparação é necessário escolher o momento certo para conversar, isso é fundamental. Não é legal ficar dando indiretas, é preciso ser objetivo e marcar uma conversa. Saber em que momento seu superior e sua empresa estão.

Mantenha-se calmo e com pedido durante o diálogo e esteja preparado para qualquer pergunta que seja feita a você. Se preparar e tiver iniciativa são essenciais.

E se após todo esse curso em busca de uma resposta positiva você acaba recebendo um “não” é preciso manter a calma, mas antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare este processo como uma luta entre antagonistas mostre sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder.

Não demonstrar raiva ou ansiedade, sempre manter a calmo, e a serenidade, buscar o consenso e se não for possível o ajuste salarial, devemos continuar se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo ou buscar novas oportunidades no mercado. Todos nós estamos sujeitos a levar um não quando estamos em uma negociação, é preciso se manter no foco, e é preciso sempre estar preparado para receber uma resposta negativa.

É preciso concentrar-se nas idéias, saber falar e saber ouvir, separar relacionamentos pessoais dos interesses profissionais.

Almejando um aumento e fui à busca disso, fui atrás daquilo que é importante pra mim naquele momento, então assim como irei argumentar devo estar preparado pra a resposta, naquele momento pode ser que não conseguimos o que queremos, mas lutar é preciso e desistir nunca.

“Que nunca negociemos por medo. Mas que nunca tenhamos medo de negociar”. – Jonh F. Kennedy

Texto 1

Estilos de negociações segundo os autores

De acordo com COHEN, H. (1980, p.14): “Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”.

Nesta definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com