TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Ensaios: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Técnicas de negociação

Hodgson (1996:2) Define: Negociação como atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha – uma troca de um recurso valioso para um lado possibilitar que ambas as partes atinjam um resultado satisfatório,essa definição mostra que as pessoas não se dão conta das diferentes formas denegociação que se envolvem, nas transações do seu dia-a-dia. Em situações diversas nos possibilita a possibilidade de barganhar como uma primeira alternativa para a negociação.

Para Fisher e Ury (1985): Negociação é um processo de comunicação bilateral,com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Nota-se a grande importância da comunicação no processo de negociação, algumas condições básicas precisam ser plenamente atendidas, tais como: Escutar atentamente e registrar o que está sendo dito. Falar para ser entendido,falar sobre você mesmo e não sobre o outro,e com um objetivo um fator fundamental é o fato de que a comunicação deve ser bilateral, satisfazendo os dois lados envolvidos. A comunicação bilateral, mesmo que indiretamente, já mostra uma preocupação emsatisfazer as necessidades das duas partes (ganha – ganha).

(Minha opnião referente ao Fisher e Ury e sua técnica de negociação é que ele se refere-se á comunicação, cuja importância tende-se frequentemente a subestimar numa negociação,porém, o momento correto , saber ouvir,falar objetivamente são aspectos fudamentais para uma comunicação efetiva, que apesar dos interesses conflitantes,as partes tem sempre interesses comuns, mesmo que seja apenas para querer o sucesso do empreendimento maior do qual fazem parte)

Kozicki (1998): Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha,porem técnicas baseadas na flexibilidade, no planejamento cuidadoso e, principalmente, em quatro princípios básicos: não há regras; tudo é negociável; peça um acordo melhor; aprenda a dizer não.

(Minha opnião referente ao Kozicki e sua técnica de negociação é que o autor pretende, de um modo geral, proporcionar uma reflexão, principalmente para aqueles que já trabalham com negociação. Fixa a idéia de que as dificuldades relativas a este assunto estão relacionadas diretamente com a habilidade de saber comunicar-se, pois o restante é o conhecimento de algumas técnicas e armadilhas e o desenvolvimento da criatividade, tarefas que, somente com interesse e experiência, poderão torná-lo um mestre em negociação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com