TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVESITÁRIO ANHANGUERA

TÉNICAS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alunos: Elizandra Carbone Marques RA: 6451328388

Géssica Regina Dias Duarte RA: 6274277183

Graziela Morais da Silva RA: 6660228766

Polyana Vancini Dias RA: 6653376328

Mileide Barbosa da Silva RA: 6265211887

Tamiris Cristine Santos Souza RA: 6821481955

Técnicas de Negociação

Santo André

2013

SUMÁRIO

JUSTIFICATIVA........................................................................................ 03

1.PROBLEMÁTICAS................................................................................. 06

2.HIPÓTESES........................................................................................... 08

3.CONCLUSÃO......................................................................................... 10

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 12

JUSTIFICATIVA

A técnica da negociação é presente em nosso cotidiano, diariamente. Uma boa negociação é fruto de reflexão, da análise e da prática habitual de diversas técnicas e métodos que podem ser aprendidos e praticados.

É importante por vários fatores que vivenciamos, até mesmo no nosso dia a dia, saber negociar. Em uma empresa, por exemplo, o processo de negociação cabe a todos os setores, o importante é saber ouvir cada um, e um trabalho feito em equipe se desenvolve resolvendo vários pontos.

Não devemos nos esquecer de que uma negociação eficaz consiste em 10% de técnica e em 90% de atitude.

O importante é sempre ter seriedade, transparência, honestidade, ética, devemos utilizar em qualquer negociação, sendo ela pessoal ou profissional, para chegar a um contexto simples e bem direcionado.

A negociação é um procedimento bem simples, é basicamente uma questão dever o ponto de vista dos dois lados, devem chegar a um acordo, uma solução que deixa ambas as partes felizes, ou que pelo menos, chegue à um conceito.

As pessoas estão sempre negociando, até mesmo quando agendam um horário para um encontro, elas estão negociando, não há como escapar. A negociação está presente em nossas vidas e precisamos aprender a lidar com ela.

A maioria das pessoas negocia todos os dias: os médicos negociam a cura com seus pacientes, os pais negociam seu modo de vida com seus filhos, os amigos negociam as atitudes de determinadas situações, porém, a comunicação está se perdendo, não escutamos mais as pessoas, não mais nos concentramos, não paramos para conversar com nossos vizinhos, não conversamos com estranhos, ao menos sequem o cumprimento de “Bom dia” permaneceu, se perdeu com o tempo e com a globalização.

Temos que sair da nossa zona de conforto, afinal de contas, temos as mesmas necessidades básicas sociais, praticamente os mesmos desejos. Para satisfazer essas necessidades temos de entender o outro lado, verificar o ponto de vista, saber conversar e negociar com eles.

A negociação pode ser definida de três maneiras: escutar as pessoas e depois modificar, ajustar o que foi dito e por fim, avaliar o que ouvimos.

Negociação é a arte de se chegar a um acordo, resolvendo os problemas com criatividade.

Cada pessoa tem seu próprio jeito de negociar, por isso é importante variar o estilo de negociar conforme a pessoa com quem está se tratando e de acordo com o que deseja obter negociação. O verdadeiro profissional de negociação sempre procura maneiras de resolver problemas enquanto procura o melhor acordo. Em vez de dar socos na mesa e fazer exigências descabidas, procuram alternativas criativas.

Absolutamente toda e qualquer coisa que se possa pensar como sendo aproveitável pode ser negociada. Relacionamentos, produtos, serviços- até a vida pode ser negociada.

A essência é você não pode motivar ninguém a fazer nada, mas pode criar condições que induzam a outra parte chegar a uma conclusão favorável. Isso significa que você está sendo persuasivo, e não manipulador, na negociação cada fase é importante. Contudo é nessa etapa do processo que temos a oportunidade de demonstrar para a outra parte nossa seriedade e que estamos, de fato, prontos para começar a negociação.

Habilidade em comunicar-se é o componente-chave para o sucesso em qualquer apresentação. Entretanto há muitas pessoas que abandonam o aperfeiçoamento dessa habilidade, pois pensam que “todo mundo sabe se comunicar“.

Nem sempre o resultado de uma negociação é satisfatório, é importante saber, que não devemos esperar somente par obter benefícios, os dois lados saem ganhando, adotando uma abordagem competitiva ao problema.

Temos que desconfiar de formas tradicionais de negociar, pois são altamente competitivas. Ser durão e impassível, nunca leva a uma situações em que ambos saem ganhando.

Se existe algo que destrói a negociação, mesmo antes de ela começar, é a crença de que o outro lado é maior, mais sábio, mais forte, tem melhores produtos, seja lá o que for.

A mesma ilusão levou Golias á derrota, história bíblica de Davi e Golias. Davi agiu com coragem, apesar de não ter poder sobre Golias, agiu como se tivesse. Seu condicionamento não lhe disse que não teria sucesso.

Golias agiu como se a batalha já estivesse ganha, tinha o poder nas mãos, mas agiu como se não tivesse. Achou que Davi não merecia ser levado a sério, tirou o capacete, sendo derrotado.

A percepção de Saul era de que Davi seria massacrado. A realidade de Davi era uma funda e cinco pedras. O final da história, todo mundo conhece de cor, o episódio contem uma grande lição para todos os negociadores.

O processo de negociação com princípios pode ser dividido convenientemente em quatro partes: Pessoas, Interesses, Opções e Critérios.

Para obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com