TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigo: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

DESAFIO (NEGOCIAÇÕES SALARIAIS) 3

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO 4

NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo conceituar o que vem a ser uma negociação, como se dá o processo da negociação e quais são suas variáveis básicas. Foi realizado também um desafio sobre negociações salariais, que visava buscar a melhor solução para um pedido de aumento que foi negado, fazendo assim, um roteiro de preparação para tais negociações salariais.

DESAFIO (NEGOCIAÇÕES SALARIAIS)

Mesmo esperando um sim e o reconhecimento de nosso trabalho e dedicação estaríamos preparados para um não, pois sempre se deve estar preparado para as duas possíveis respostas.

Tentaríamos resolver através de conversa mostrando o quanto vínhamos nos esforçando nos últimos meses e para melhorar ainda mais nosso desempenho no trabalho vínhamos nós aperfeiçoando na área através de um curso superior.

No entanto, se mesmo assim a resposta continuasse negativa, falaríamos que estaríamos nos desligando da empresa e buscando novos desafios e uma nova organização onde nosso trabalho fosse reconhecido.

Alguns erros podem ocorrer durante está negociação como, por exemplo, os argumentos não serem suficientes, ou talvez não estivéssemos preparados realmente para tal negociação.

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Existem diversos conceitos, de diferentes autores para definir o que vem a ser uma negociação. Estes conceitos baseiam-se na troca de interesses entre as partes que têm por objetivo atingir um ganho através de um acordo, onde estas saiam satisfeitas ou não.

Como fala no livro Estratégias de Negociação e Fechamento de Roy J. Lewicki, a negociação algumas vezes pode ser vista como um jogo, e neste jogo há alguns estágios, como se preparar coletando informações sobre a outra parte, e assim planejando e definindo os seus objetivos. O outro estagio é o inicial onde o negociador expõe seus argumentos e ouve a outra parte envolvida. No terceiro estagio é feito uma concessão onde uma das partes terá que ceder para assim chegarem a um acordo, e por fim fazer um fechamento onde as dúvidas serão esclarecidas e o acordo será selado.

Segundo o autor Cohen a visão sobre negociação é focada em um relacionamento “ganha-perde”, onde apenas um negociador sai satisfeito com o acordo. Está no conceito de Nierenberg a negociação “ganha-ganha”, ou seja, o acordo é satisfatório para ambas as partes. Já para Lewicki o importante é o relacionamento efetivo e duradouro entre os negociadores.

A negociação é algo crucial para as relações humanas onde teremos que ouvir e sermos ouvidos pela outra parte para assim cada individuo expor suas idéias e alcançar objetivos. Quando não há esse acordo por uma das partes ou entre ambas a negociação não flui bem para um fechamento satisfatório.

NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS

O processo de negociação pode ser definido com um sistema de transformação de entradas em saídas. Onde as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com