TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Casos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

*Roteiro de preparação para negociação salarial ................................................3

*Etapa 1: Definições de negociação......................................................................4

*Etapa 2: Introdução............................................................................................6

* Desenvolvimento..................................................................................7

*Diversos Conceitos de Negociação

*Etapa 3: Como conseguir sucesso em uma negociação......................................11

* Habilidades essenciais

*Etapa 4: Qual a importância do planejamento para uma negociação....................12

*Quais os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação....13

*Considerações finais...............................................................................................15

*Referências bibliográficas......................................................................................16

Roteiro de preparação para negociação salarial

A arte de negociar salário e, segundo especialistas , processo delicado e que do profissional preparo, consistência de informações , e principalmente firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

Muitas pessoas ainda enfrentam relutância em falar a importância que o salário tem em suas vidas. E preciso ser sincero , não ter vergonha e dizer quanto a questão salarial é importante, mas salientar também outras coisas como a oportunidade de estra trabalhando naquela empresa, a ascensão profissional que terá nessa posição dentre outros aspectos.

Saber o momento certo de pedir um aumento é muito importante, antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer a política salarial de empresa.

Na entrevista de emprego , discutir sobre o salário costuma ser o momento mais desconfortável. Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo os seus papéis, então não encare esse processo como uma luta de antagonistas. Aliás , o seu objetivo é mudar de lado na mesa, quebrando as barreiras e trabalhando em equipe. Assim o processo de comunicação se abre.

Para isso, mostre o quanto você está feliz com a oportunidade, e questione sobre todas as ramificações da oferta. Além de desarmar o nervosismo , suas perguntas podem ser valorizadas. Lembre-se que a negociação do salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações com o novo emprego. Para uma boa negociação salarial siga um roteiro básico no momento de requerer um aumento na remuneração.

ETAPA 1

Definições de Negociação

A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional.

Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu favor e a favor da organização do qual faça parte.

O caminho da negociação na construção de relacionamentos é cada vez mais notório, não se fala mais em analisar propostas, fala-se em negociar isto e aquilo com alguém. A arte de negociar é um caminho que não tem mais volta, ser intransigente não leva ninguém mais a canto nenhum com exceção de para trás.

Os grandes negociadores do mundo souberam usar estas técnicas a favor de si mesmos, de suas empresas e seus países, visando o crescimento e aperfeiçoamento, juntamente com a satisfação de ambas as partes envolvidas em toda ou qualquer negociação.

De forma geral, sempre é tempo de começar a aprender a negociar e se não começou ainda, é melhor começar a correr, pois se não vai ficar para trás, ao fim de uma negociação de que não viu que aconteceu.

Quando participamos de uma negociação devemos estar cientes de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo criativo, as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sem que isso signifique trabalhar contra os interesses do oponente. Ai entra a chave do ganha-ganha, isto é: atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte. Parece mágica? Não. É o uso da capacidade da criatividade produzindo alternativas que sejam boas e viáveis para os dois lados envolvidos na negociação.

O ato de negociar nos dá a oportunidade de satisfazer de forma conjunta às necessidades dos membros envolvidos. A negociação envolve compromissos e estabelece condições ampliando e reduzindo as diferenças.

Negociar é uma arte que representa o processo de comunicação eficiente, baseando se na coragem de enfrentar desafios. Existem várias maneiras de se negociar, além de satisfação profissional o lado pessoal.

A negociação com base na transparência implica na confiança das partes envolvidas, uma vez que a relação humana está presente em tudo que se diz respeito ao ato de negociar.

Portanto negociar acima de tudo não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e visão do presente e futuro para alcançar o resultado almejado de forma positiva. (José Carlos Martins F. de Mello).

“Negociação é um processo no qual as partes direcionam suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo”.

O ponto de conflito de negociação é quando as partes não deixam claras e nem sabem bem os objetivos almejados.

Cada negociação requer um estilo, levando em consideração que cada ser humano possuem comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com