TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Dissertações: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

Quando e apresentado à questão sobre um aumento salarial, o funcionário deve estar preparado pra receber um possível não, pois inicialmente esta é sempre a resposta. Deve ser avaliadas as reações do superior, e começar a argumentar. O primeiro passo e saber conduzir as negociações e exposição de argumentos e idéias. O que e muito importante é abrir através da conversa e com ponderação perspectiva de negociação.

ARGUMENTOS

1)Nas áreas de atuação salarial foram pesquisados benefícios e funções desempenhadas, e as outras empresas oferecem plano de carreira e remuneração mais satisfatória. O trabalho é interessante e bem vindo, quando se tem um aumento salarial tem-se uma motivação a mais para fazer do que o pedido. Tem-se uma atuação mais aprofundada na função e expõe-se a capacidade de adaptar-se a outras.

2)Demonstra-se boa vontade para resolver um problema, colaboração e incentivo ao trabalho em equipe e reuniões onde se possam desenvolver habilidades e competências através da experiência e conhecimento.

3)Mostra-se, a responsabilidade como funcionário, a experiência e as funções exercidas na empresa, todo o trabalho que tem feito na empresa, seus resultados e suas participações efetivas na projeção e crescimento, exemplifica-se a relação do funcionário e a empresa como um todo.

INTRODUÇÃO

Comunicação entre duas partes e um processo de Negociação, que tem por objetivo se chegar a uma decisão conjunta. Para isso é necessário o uso da informação e do poder, a fim de se poder influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensões.

Em uma negociação sempre a conflitos e o processo de negociação e um excelente instrumento para resolvê-los, mas precisamos tomar cuidado, pois o desacordo pode ser agravado se uma negociação for mal conduzida.

Quando o resultado de uma negociação produz um acordo sensato, ela pode ser considerada positiva, ou seja, e aquele resultado que atende na medida do possível, os interesses dos envolvidos.

Para chegar a um resultado positivo em uma negociação e necessário que exista um interesse dos negociadores em chegara a um acordo. E o resultado de uma negociação e o resultado negociado, e não um resultado merecido.

CONCEITUAÇÕES DA NEGOCIAÇÃO.

Segundo G. Richard Sheel, negociação é um processo de comunicação intera tico, que pode ocorrer sempre que queremos algo de alguém ou quando alguma outra pessoa quiser algo de nós.

Segundo Roy J. Lewicki, negociação é um jogo que tem jogadores, segue regras e, que pode, portanto, ser compreendido e composto mediante uma serie de eventos ás vezes imprevisíveis.

RELATORIO.

AS DIFERENTES CONCEITUAÇÕES DE NEGOCIAÇÃO.

Devemos entender o processo de negociação como um instrumento para definir funções, pois a necessidade de se atingir um objetivo, que embora tenha característica de maturidade, pode partir divergências de interesses ou percepções.

Negociação deve também ser conhecida como um instrumento capaz de qualificar de maneiras adequadas às responsabilidades dos diversos níveis encontrados na realidade organizacional e também deve ser entendida como um instrumento para obtenção de resultados em cenários competitivos.

VARIAVEIS BASICAS DA NEGOCIAÇAO.

As variáveis básicas da negociação em 03 itens:

- Informação

- Tempo

- Poder

1 – A estratégia da informação

Na estratégia de negociação serão determinadas quais informações são relevantes, quais devem ser apresentadas para outra parte, quais devem ser obtidas e quais devem ser mantidas em sigilo. As informações relevantes quando utilizadas corretamente são sinônimo de poder.

Para que seja eficaz, a informação deve ser dada na linguagem do receptor, facilitando o entendimento.

2 – A estratégia do tempo

A estratégia de tempo deve então, ser condizente com a perspectiva temporal dos dois lados. Não basta uma ótima estratégia de informação se ela não for oportuna, se não for utilizada no tempo certo, ou seja, no momento adequado da negociação.

3- A estratégia de poder

A estratégia de poder, que será utilizada de forma conjunta com as demais, deve partir da identificação das fontes de poder, cuja natureza pode ser interna ou externa.

Como conseguir sucesso em uma negociação?

O primeiro passo e ter muitas informações sobre a pessoa, produto ou empresa que você vai negociar, pois quanto mais informações absolvidas mais chance de tomar decisões corretas, a ansiedade não leva a nada, deve se descobrir o que realmente a pessoa precisa.

Em uma negociação a nossa melhor arma, é a habilidade de perguntar e ouvir a resposta atentamente, você sempre conseguiria colher informações que lhe ajudaria a tomar decisões. As perguntas determinam o fluxo da conversa, sempre anote as idéias principais, pois num próximo encontro você estará ciente de como a outra parte pensa.

Habilidades essenciais para conseguir sucesso em uma negociação.

Na visão de Martinelli e Almeida, existem 11 habilidades essenciais:

1 – Colocar-se no lugar da outra pessoa – é essencial conhecer o outro lado, é fundamental para conhecer as idéias e argumentos.

2 – Concentrar-se nas idéias – na discussão encarar como oportunidade de revisar e

refletir, as opiniões e não encarar com divergências.

3 – Separar os relacionamentos pessoais dos interesses – os relacionamentos pessoais ou por interesse não podem se confundir, isso atrapalha na negociação, com isso será mais fácil o relacionamento efetivo.

4 – Discutir as proposições – é importante para uma discussão mais objetiva e efetiva, e evitando uma discussão cheia de aos preconceitos e fatos irrelevantes.

5 – Ter consciência de que se negocia o tempo todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com