TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigo: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Introdução

Quando falamos em Ética nas Relações Humanas de Trabalho, devemos saber que a ética é o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, servindo para equilibrar e que haja um bom funcionamento social.

Sabemos que ela é constituída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, contudo logo nos vêem em mente quando mencionamos ética , a moral e consequentemente a lei, sendo que moral é o conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres em sociedade, que pode variar de individuo para individuo, já que a lei seda pelo direito, o que é justo, conforme a justiça, que também pode variar entre as sociedades.

Sendo assim, a ética, a moral e a lei estão interligadas , seja na vida pessoal ou profissional, porem são distintas, de forma que podemos afirmar que a ética aplicada no ambiente de trabalho traz vantagens benéficas, pois agir de forma ética, ajuda a tornar melhor o ambiente de trabalho, tornando – o um lugar saudável, materialmente sustentavel , psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda

A ética ao longo dos anos tem sido um assunto bastante comentado, principalmente, nestas ultimas décadas em que as pessoas falam muito em responsabilidade social, responsabilidade ambiental, sustentabilidade e ética profissional, temáticas como estas passam a ser discutidas no meio empresarial e dentro da administração com maior ênfase. Diante de tal, o presente visa discorrer a respeito da ética profissional em Administração.

Antes de adentrar propriamente no tema: ética profissional em Administração é preciso delimitar e diferenciar os termos: ética e moral. Já, que, não são poucos aqueles que pensam que são as mesmas coisas.

A moral estabelece regras que passam a ser assumida pela pessoa, como uma forma de conviver e de garantir o bem-estar no relacionamento com as outras garantindo assim uma identidade entre elas que sequer se conhecem, mas utilizam esse mesmo referencial comum. Vázquez (1985, p.49), conceitua a moral como “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientes, que regulam o comportamento individual e social do homem”.

A moral surgiu quando o homem primitivo passou a viver em grupos e as primeiras regras apareceram com a formação das primeiras sociedades. Enquanto a ética é uma ciência que estuda a forma de comportamento nas sociedades, onde o bem está em primeiro lugar. Para Rodrigues e Souza (1994, p.13), a Ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas.

No meio administrativo, a ética é essencial para uma relação interpessoal saudável. Tendo em vista que na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. Por sua vez, as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Daí se esperar que o líder ou o administrador haja de forma ética na relação com os seus subordinados, colaboradores e o publico em geral, principalmente, na administração de conflitos. Caso contrário, toda a relação será prejudicada, afetando a comunicação entre os indivíduos daquele grupo, pois se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com