TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Trabalho Universitário: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. ROTEIRO DE PRAPERAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL 4

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

5. ANEXO A - DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO 8

6. ANEXO B - NEGOCIAÇÃO 9

7. ANEXO C- SUCESSO NAS NEGOCIAÇÕES ..........13

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade mostrar que a preparação para a negociação salarial é de suma importância. Que sem um planejamento é comum que a negociação fracasse.

2- ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Depois de ouvir um “não”, para minha solicitação de aumento salarial, vi a necessidade de um melhor planejamento para convencê-los de que devo receber esse aumento. Através de argumentos e uma postura correta:

Mostrar a pesquisa de mercado, que consta que meu salário está abaixo do salário de profissionais do mesmo nível, que desempenham funções semelhantes.

Justificar que meu desempenho e desenvolvimento merecem reconhecimento, apresentando uma relação completa das minhas realizações.

Ser firme. Persistir no meu ideal, deixando de lado a insegurança e o receio, mostrando a realidade do mercado atualmente.

Controlar a ansiedade. Não demonstrar impaciência e ganância.

Conversar com outras pessoas que já fizeram uma negociação salarial com meu chefe. Verificar os resultados, como foi o comportamento de ambos. Estudar o perfil psicológico do meu chefe, para saber como ele poderá agir em determinadas situações, evitando conflitos.

Em nenhum momento dizer que o aumento é preciso para pagar contas ou para a chegada de um bebê. Os gastos e despesas pessoais são de responsabilidade do colaborador e não da empresa. Segundo Erik Guttmann (2012), hoje em dia, as empresas remuneram para desenvolvimento dentro do cargo exercido ou para o cargo que irá assumir.

Ser flexível. Verificar a possibilidade de alternativas, como uma bolsa de estudos ou o aumento do vale alimentação.

Escolher o dia e local apropriados para a negociação. Verificar a possibilidade de ser fora da empresa, em um café, ou um almoço. Pois o chefe sentado em sua cadeira representa altamente o poder, o que pode levar essa negociação ao fracasso.

Saber falar e saber ouvir. Muito importante a comunicação eficaz durante a negociação, principalmente o saber ouvir. Demonstrar interesse total, manter um bom contato visual, olhar nos olhos. Interpretar o que as mensagens não verbais querem dizer. Evitar pensar no que falar enquanto o chefe continua falando. Questionar.

Agir com ética. Cuidar para que não haja manipulações, agressões, uso abusivo do poder. Que todas as informações sejam verdadeiras.

Se for necessário fazer uma pausa na negociação.

Caso seja mais uma vez recusada à proposta, fazer perguntas, para saber como se candidatar a um aumento no futuro; como me qualificar ou melhorar meu serviço, para um aumento; quando isso poderá acontecer.

Fechar o negócio. Perguntar como pode ser registrada a reunião, para assegurar que os fatos serão lembrados caso o chefe seja transferido ou passe muito tempo.

Agindo assim procuro ter sucesso na minha negociação.

3- CONCLUSÃO

Podemos concluir que é essencial que se tenha argumentos convincentes para apresentar, postura adequada, ser coerente com o que diz e agir com ética.

Para isso a importância da preparação. Pois através dela podemos conseguir as informações necessárias, administra-se o tempo e a melhor maneira de lidar com o poder. Adquire-se confiança maior para realizar a negociação (conhecimento total).

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERNABEU, Francisco. Estilos de negociação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/estilos-de-negociadores-uma-analise-inicial/24850/. Acesso em: 04 mai. 2012.

CHRISTOPHER, Elisabeth M. Técnicas de negociação. 7ª ed. Tradução de Henrique Amat Rêgo Monteiro. São Paulo: Clio Editora, 1996.

GUTTMANN, Erik. Negociação salarial. Disponível em: http://youtube.com/watch?v=BftdIEtVO. Acesso em: 20 mai. 2012.

LEWIKI, Roy; HIAM, Alexander. MBA, estratégias de negociação e fechamento. Tradução de Isabel de Paula e Silva Corrêa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MARTINELLI, Dante Pinheiro (Org.); GUISI, Flávia Angeli (Org.). Técnicas de Negociação: Programa do Livro-Texto, PLT. São Paulo: Saraiva 2009.

PACHECO, Fred. Negociação ampla. Disponível em: http://www.clubedosautores.com.br/book/7606--Negociacao_Ampla. Acesso em: 04 mai. 2012.

ROMÃO, Carlos Cezar Anchieta. Técnicas de negociação. Disponível em: http://www.administradores/informe-se/producao-academica/tecnicas-de-negociacao/3522/. Acesso em: 04 mai. 2012.

WANERLEY, José Augusto. Negociação total: encontrando soluções, vencendo resistências obtendo resultados. São Paulo: Gente, 1998.

ANEXO A- DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Fred Pacheco (2010), fala “que o tema negociação tem extrema importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com