TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Secretariado

Exames: Tecnicas De Secretariado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso Técnico de Secretariado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Julio de Castilhos - IFF, realizada na Secretária da Agricultura do Município de Tupanciretã –RS.

Tendo como meta ,maior entendimento do que foi realizado ,observando e até mesmo sentindo,durante esse período ,visto que o emocional e a prática são partes integrantes e importantes de um verdadeiro profissional de secretariado .Portanto busca-se o desenvolvimento das habilidades práticas ,através dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula durante o curso.

2 HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

O município de Tupanciretã foi emancipado em 21 de dezembro de 1928, pelo Decreto Estadaual nº 4.201, pelo presidente do Estado do Rio Grande do Sul, o senhor Getúlio Vargas. Desmembrou-se dos municípios de cruz alta e Júlio de Castilhos, pertence à microrregião centro ocidental rio-grandense. É originário das reduções jesuítica.Tupanciretã era povoado pelos índios charruas e minuanos e, posteriormente, por elementos de origem polonesa. Com a fundação das missões, foi estabelecido que os índios ficassem numa fazenda, na coxilha grande, imediações das nascentes dos rios caneleira e Ijuí, que ficou pertencendo à redução de São João. Com a retirada dos jesuítas, os índios venderam a fazenda e se retiraram, deixando muita terra em mãos de grandes fazendeiros, que mais tarde emanciparam o município.

Após a emancipação, o município passou a ter perfil econômico muito satisfatório com grandes “estâncias”. Mas, com o passar do tempo, com a atividade pecuária sofrendo problemas devido a fatores econômicos, com a baixa do preço dos bovinos e também a substituição do produto ”carne” por outros derivados aves e outros, estas ”estâncias" foram vendidas para agricultores que impuseram ao município grandes áreas de terra, com as plantações de soja, e as demais fazendas para agricultores sem terra que cobiçavam terras improdutivas.

Hoje em dia, o município passou a ser um dos maiores produtores de soja do estado, com as grandes e médias granjas. De outro lado, temos um grande número de agricultores familiares responsáveis pela diversificação, plantando soja, milho, feijão, mandioca, arroz, dentre outros produtos agrícolas e que, também, vem, ao longo dos anos, intensificando a atividade leiteira, a psicultura, a suinocultura e outros produtos que servem tanto para a subsistência familiar bem como para a comercialização.

Já na área urbana, o que mais predomina no município é seu comércio as atividades principais são: o varejo com vendas de produtos alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, combustíveis, materiais de construção, produtos agropecuários e de uso veterinário; farmácias/drogarias e outros de menor expressão, instituições financeiras, empresas de comercialização de grãos e empresas de serviços.

3 TÉCNICAS EM SECRETARIADO

3.1 O (A) SECRETÁRIA (A) NA EMPRESA

Assessorar outro profissional é uma atribuição do secretário profissional. O secretario cria para seu chefe uma infra estrutura de apoio.Um,secretario eficiente deverá ser idôneo,ter capacidadede discernimento,ter iniciativa. Decisão,espírito de organização e igualdade,além de conhecimentos técnicos,que lhe permitirão exercer a função de secretario. No trabalho de secretário uma qualidade fundamental é a habilidade para o relacionamento humano. O dinamismo também é muito importante nesta função. Ser dinâmico eter iniciativa,rapidez de raciocínio e inteligência,significam a capacidade de trabalho.Conhecer os objetivos profissionais de seu chefe e o que ele espera de seu assistente é de real importância para um secretário consiste de seus deveres.

Ao ingressar numa empresa,vale pena funcionário analisar a descrição de seu cargo,Isto é oque se espera dele.Estar sempre atento e não fugir das responsabilidades ,devem ser suas diretrizes.

3.1.2 ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Quando você fala ao telefone, você é a empresa, por isso:

• Atenda rapidamente às ligações;

• Planeje cada chamada;

• Tenha sempre lápis e papel na mão;

• Fale claro e pausadamente;

• Fale com o fone próximo à boca;

• Repita o nome da pessoa;

• Evite expressões afetivas;

• Use o telefone para conversas curtas e relacionadas ao serviço;

• Não esqueça o telefone fora do gancho, deixando o interlocutor à espera;

• Use palavras como "bom dia", "por favor", "às ordens"..., elas soam positivamente edeixam o interlocutor mais à vontade.

3.1.3 ARMAZENAMENTO DE DADOS.

Arquivo

Segundo a Associação de Arquivistas Brasileiros arquivo é o conjunto de documentos que são acumulados ao longo das atividades de pessoa física, jurídica, pública ou privada e são mantidos ordenados para pesquisa como fonte de informação. Os arquivos podem ser de origem pública (Federal, Estadual, Municipal), institucionais (escolas, igrejas, clubes, associações), comerciais (empresas, corporações, companhias) e pessoais (fotos de família, cartas, originais de trabalho, etc.).

[...] “Dentro do processo evolucionário dos estágios da vida social, o homem foi se organizando e compreendendo o valor intrínseco dos documentos, dando início a procedimentos de coleta, reunião e conservação de materiais em que se fixavam, por escrito, os resultados e conseqüências de suas atividades políticas, sociais, religiosas e mesmo de suas vidas particulares. Assim foram surgindo as bibliotecas, que eram, na verdade, os grandes depositários de documentos resultantes do trabalho intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com