TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Em Enfermagem

Trabalho Escolar: Tecnicas Em Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Desde o surgimento dos hospitais, várias coisas nesse meio de saúde foram se expandindo. Contudo, para que o acesso a saúde fosse para todos a enfermagem trilhou um longo caminho para que isso fosse possível. O cuidar é a base de todo o processo de enfermagem. Existem dois conceitos frequentemente usados no dia a dia do enfermeiro: o cuidar e o tratar. A definição de "cuidar" abrange a prestação atenciosa e continuada de forma holística a uma pessoa enferma, destacando- se o direito à dignidade da pessoa cuidada. Contudo, "tratar" define a prestação de cuidados técnicos e específicos focados somente na enfermidade cujo objetivo consiste na melhoria da cura. O ato de cuidar deriva de sentimentos, atitudes e ações, o valor do cuidador de enfermagem requer uma concepção ética, preservação saudável dos pacientes, que contemple a vida como o bem mais valioso. Além desses aspectos do cuidar/tratar existe a arte do cuidar, que vem do latim "ars", significa "técnica ou habilidade", podendo ser considerado como um processo de conhecimento que pode ser usado para desenvolver determinadas habilidades. Num sentido mais moderno, arte é entendida como uma atividade artística, um produto final da manipulação humana sobre uma matéria prima. Nesse mesmo sentido podemos entender que arte depende diretamente da emoção, da razão, da perfeição, do detalhismo, da linguagem e do cuidado.

"O cuidado deve ser sentido, vivido. E para que o cuidado seja integrado no nosso dia a dia é preciso absorve- ló, permitir que ele faça parte de nós mesmos, transforma- ló em estilo de vida. Só então saberemos ou intenderemos como encontrar formas ou maneiras de demostra- lós no ensino e na pratica" .

As pessoas veem a enfermagem como uma atividade técnica complementar ou uma prática social, sendo que deveriam vê-la como algo transformador. Costumamos pensar a enfermagem, enquanto profissão, não somente como uma ciência, mas também como uma arte. Necessariamente para ser um profissional da enfermagem é importante que se tenha um "dom" muito especial, que permita num único olhar, num gesto e até mesmo nos momentos mais difíceis entender, acolher e prestar cuidados ao ser humano dentro de suas necessidades, sejam elas de âmbito físico/biológico, emocional/psicológico, espiritual, social e cultural.

Devemos dar mais atenção aos pacientes, ter tempo para unir reflexão e ação, saber expressar sentimentos, lidar com os familiares e entender os hábitos e crenças. Humanizar é garantir a palavra da sua dignidade ética, ou seja, para que o sentido humano de dor e prazer sejam humanizados é necessário que esta ação seja expressada e reconhecida pelo outro, e por esse contato fazemos descobertas de meios pessoais de comunicação, e sem esse ponto, não há humanização. Portanto, o cuidado é a assistência e a preocupação para com o próximo e a aproximação entre o cuidador e o cuidado, cuja finalidade é a melhora e recuperação de uma vida.

A palavra cuidar antigamente era mais associada a enfermagem, porem com o passar dos anos percebemos que o significado de cuidar é mais amplo e abrange as outras profissões. O cuidar possui várias dimensões e pode ser visualizado em muitas perspectivas, como a importância de ser cuidado, para que as espécies e a cultura de sociedade seja mantida, por isso o cuidar vai além de sua interpretação etimológica, vai até a pratica no cotidiano da vida das pessoas, mesmo que as vezes não consigam se expressar, quando cuidamos de alguém mostramos o quanto a pessoa é importante, é preciso ter responsabilidade e preocupação em dedicar-se a vida do próximo, para isso é necessário adquirir uma confiança entre o cuidador e de quem está recebendo o cuidado.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com