TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMA ORGANIZACIONAL: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E O PROBLEMA DO ABSENTEÍSMO DENTRO DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Pesquisas Acadêmicas: CLIMA ORGANIZACIONAL: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E O PROBLEMA DO ABSENTEÍSMO DENTRO DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho relacionaremos três aspectos fundamentais em instituições de ensino; Clima Organizacional, Relacionamento Humano e Absenteísmo. Em particular, buscaremos fazer uma análise dos fatores que vem ocasionando o aparecimento do problema de absenteísmo dentro da Escola Técnica de Enfermagem.

Para desenvolver o tema proposto, partiremos da seguinte questão problema: Qual a influência do clima organizacional sobre o relacionamento humano na Escola Técnica de Enfermagem? Qual a relação estabelecida com o absenteísmo dentro da organização?

Os objetivos propostos neste trabalho foram definidos a partir da problemática construída. A partir deste ponto, limitamos, como objetivos específicos, caracterizar o clima dominante na instituição; verificar a opinião dos colaboradores sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho; avaliar o nível de satisfação dos funcionários em relação à empresa; identificar as possíveis causas do absenteísmo na instituição.

O absenteísmo é caracterizado pela ausência do funcionário ao desempenho de suas funções dentro da organização, ou seja, a ausência do funcionário dentro da instituição. Ele se dá através das faltas, justificadas ou não, como também pelos atrasos ao trabalho (RIBEIRO, 2010).

A questão é importante para pesquisas acadêmicas, uma vez que pretende oferecer bases teóricas para pesquisas no ramo, e oferecer um diagnóstico preciso com medidas que visem atenuar o problema, que por ventura possa e venham a gerar problemas financeiros, estruturais, comportamentais e sociais para a empresa.

A empresa escolhida para estudo foi a ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM , situada a Av. General Osório, n° 180, bairro Centro, na cidade de João Pessoa-PB. Além de Cursos Técnicos, a Escola oferece Cursos de Capacitação e Especialização para Técnicos de Enfermagem. Fundada em 2002 a empresa conta com um quadro de 35 funcionários, e tem como diretora e uma e das proprietárias a professora aposentada da UFPB, cujo nome não será mencionado.

Nos dias de hoje, o clima organizacional é uma questão bastante discutida dentro das empresas, afetando também o dia-a-dia dos colaboradores. O andamento dos trabalhos diários que os funcionários desempenham é prejudicado quando o relacionamento interno não vai bem. Existe uma relação estreita entre clima organizacional e relacionamento humano, caso a convivência entre colegas de trabalho não estiver satisfatória, alguns problemas de condutas podem surgir; como o absenteísmo. Para analisar o problema, nos referenciaremos em obras de diferentes autores.

Para Moscovici (2009), as relações interpessoais e o clima de um grupo influenciam-se recíproca e circularmente, caracterizando um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e averso, ou neutro e monótono. Cada modalidade traz satisfação ou insatisfações pessoais e grupais.

Segundo Chiavenato (1994), o Clima Organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências seguem-se em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.

Como veremos mais adiante, o absenteísmo pode levar a práticas viciosas e rotineiras entre os funcionários, como faltas excessivas e atrasos. Consequentemente, esses conflitos internos entre colaboradores podem gerar prejuízos financeiros à instituição, além das disparidades nos diversos setores da empresa, acarretando em sérios riscos para sua política interna.

Forneceremos uma análise com as possíveis causas do absenteísmo e suas consequências, visando identificar o problema na instituição, bem como oferecer uma fonte de pesquisa para futuros trabalhos na área.

2 CLIMA ORGANIZACIONAL

O conceito de clima organizacional é muito amplo, pois busca sintetizar numerosas percepções, atitudes e sentimentos de pessoas diferentes em situações diferentes. Dando continuidade ao desenvolvimento do nosso tema, buscaremos compreender o conceito de clima organizacional segundo a percepção de alguns autores em seus respectivos livros.

Chiavenato faz seu conceito de clima organizacional em decorrência do conceito de motivação na organização como importante aspecto do relacionamento entre pessoas e organizações.

O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o gral de motivação de seus participantes. O termo clima organizacional refere-se especificadamente as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, aqueles aspectos da organização que levam á provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral. É desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. Na verdade, clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado. (CHIAVENATO, 2005, p. 52).

Segundo Chiavenato (1994), o Clima Organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências seguem-se em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.

A teoria de Kurt Lewin, um dos primeiros psicólogos a estudarem as organizações, explica que os padrões de comportamento são decorrentes das interações e das influências que o indivíduo estabelece com o meio. Essa teoria explica como cada indivíduo sintetiza de forma diferente as vivências com o meio ao longo de sua vida; assim, cada pessoa possui uma dinâmica interna própria, portanto, interpreta e percebem as coisas, as pessoas, as situações de forma particular.

O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. O clima pode se referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fabrica ou de uma empresa inteira. Ele não pode ser tocado ou visualizado. Mas pode ser percebido psicologicamente. O termo clima organizacional refere-se especificadamente ás propriedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com