TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Negociação

Monografias: Tecnicas Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 4 - Passo 3

Roteiro de preparação para negociações salariais

È muito importante estar preparado para receber um sim ou um não. Como o não foi resposta obtida inicialmente, deve-se estar plenamente preparado para a administração dessa resposta negativa. A citação: "Se eu dispusesse de nove horas para cortar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado"(Abraham Lincoln), mostra claramente o poder que é a preparação.

É necessário traçar o objetivo para do sim, com preparação em uma contraproposta reavaliando os pontos positivos e negativos da primeira conversa, para que assim marque outra reunião para apresentação de novos projetos e metas.

Para isso deve-se analisar o andamento da empresa e suas condições no momento, pesquisar tudo o que puder sobre a empresa antes da conversa, como dados de produção, dados de faturamento, ranking no mercado, reavaliar sua postura nos aspectos físico, mental e intelectual se preparando também com argumentos que possam se tornar seu aliado no processo, pois com certeza o superior questionará os motivos pelos quais ele deveria atender a solicitação.

Planejar para não chegar ao gerente e dizer que simplesmente quero um aumento sem estruturar esta negociação, é importante buscar conhecimentos, pensar naquilo que ira dizer de uma forma onde possa responder todas as objeções.

O funcionário que deseja pleitear um aumento deve ter a certeza que tem um diferencial, que é importante para a empresa.

Ter convicção que seus serviços prestados até o momento foram bem administrados, para que seu pedido de aumento seja lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.

Seja firme, seja seguro naquilo que fala, conquiste o seu empregador, você precisa provar que vale cada centavo que pedir. Mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação.

A Negociação tem grandes chances de ser bem sucedida se souber vender força de trabalho adeqüadamente, pois aquele que traz resultados, resolve conflitos e impacta a linha final não tem muita dificuldade para negociar um bom salário ou um melhor cargo. Devemos nos ver como um produto e saber vendê-lo, isto quer dizer que aumento de salário deve ser um bom negócio também para a empresa.

Ter argumentos para uma negociação salarial é fundamental, o funcionário se dedicou a empresa, e esta buscando mais conhecimento. Buscar se melhorar a empresa só tem a ganhar e é importante que isso seja colocado, um funcionário que busca um diferencial é sempre visto com bons olhos pela empresa e é interessante mantê-lo no quadro de funcionários e principalmente mais motivado.

Obtendo, novamente, uma resposta e negativa, torna-se necessário continuar trabalhando com a mesma transparência e profissionalismo, mesmo que a alteração salarial não tenha sido possível, conforme foi argumentado pelo superior na recusa do aumento. Pelo menos o seu superior poderá ver se a possibilidade de conseguir vantagens, como jornada reduzida, um período extra de férias ou pagamento de determinadas despesas. Vantagens estas ? Mais baratas para o empregador, sãoportanto mais fáceis de serem concedidas, também valem em dinheiro.

Texto 1 - Etapa 1 - Passo 3

Conceitos de Negociação

“Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” (Andrade, 2007)

"Negociação é o uso dainformação e do poder com ofim de influenciar o comportamento dentro deuma rede de tensão”. (Cohen, 1980)

"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. (Nierenberg, 1981)

“Negociação é um processo básico das relações humanas. Não importa se está entre amigos ou familiares, no trabalho ou numa loja, nos negócios ou na vida pessoal. Alguém está tentando atingir seus objetivos negociando com outros, consciente ou inconscientemente, verbalmente ou não”. (Stuart Diamond)

"Negociação é o processode comunicação com opropósito de atingir um acordosustentável sobre diferentesidéias e necessidades". (Acuff,1993)

"Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório". (Hodgson, 1996)

"Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados".(Scare e Martinelli, 2001)

"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".(Paulo Ricardo Mariotini, 2010)

"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)

Texto 2 - Etapa 2 - Passo 2 A

Introdução

Faz-se presente na atualidade e de forma absoluta em nosso cotidiano a negociação, os estudiosos nessa área, vem discutidoaperfeiçoamentos constantes, como os sete elementos-chavesem uma negociação citados por Fischer (1993)e “As 7 habilidades do bom negociador," citadas pelo o professor William Ury.

Á presença da negociação é efetiva em nosso dia-a-dia, que pode ser desde coisas mais simples como definir um caminho ou até mesmo na compra de um bem.

Ao negociar, as partes envolvidas trocam informações e esclarecem interesses na busca de resultados satisfatórios, procurando resolver o conflito se possível, de uma forma que o e as duas partes ganhem, o “ganha-ganha”, para que possa se criar um relacionamento duradouro e de confiança para que outras negociações se repitam.

Outro exemplo de negociação é quando se deseja pedir um aumento salarial. Mais para isso é extremamente importante preparar-se e planejar-se para a negociação com seu superior, procurando informar asua importância na organização, seu comprometimento com as funções executadas e porque você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com