TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Negociação

Trabalho Escolar: Tecnicas Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES (PASSO 2)

A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em: Capacidade de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação que desenvolvidos ao longo do tempo com esforço e dedicação, transformam-se em talento.

O negociador deve assumir uma postura pró-ativa observando continuamente se suas ações podem ser realizadas de maneira mais eficaz, somando-se a isso a utilização de habilidades consideradas essenciais às quais iremos expor a seguir: Concentrar-se na idéias, fazendo da discussão uma oportunidade de reflexão; discutir as proposições de forma a obter uma discussão mais efetiva; proporcionar alternativas para a outra parte de modo que possa gerar a outra parte novas formas de agir, mas sempre mantendo o objetivo da negociação; ter objetividade no equacionamento dos problemas; apresentar propostas concretas de maneira a efetivar as discussões; saber falar e saber ouvir, falar na hora certa e transmitir de maneira clara as idéias propostas, saber ouvir valorizando as idéias do outro; colocar-se no lugar da outra parte conhecendo suas necessidades e seus problemas; saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas; saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses para não atrapalhar nem o relacionamento nem os resultados da negociação e finalmente, evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

É evidente que todas essas habilidades apresentadas possuem seus prós e contras, o que exige do negociador grande cautela, discernimento e inteligência para aplicá-las dentro do contexto presente adaptando sua experiência em cada caso. O negociador tem um compromisso com a responsabilidade social e por isso não deve ser alguém que cria dificuldades e vende facilidades.

A hora certa de pedir aumento (PASSO 3)

Depois de pesar todos os pontos na balança, são necessários que você avalie o momento pelo qual a empresa e o mercado passam. Analise a saúde financeira da companhia em que você trabalha se está crescendo e contratando e como é sua credibilidade. Olhar o mercado é essencial. No entanto, diretores e presidentes de empresas e consultores de recursos humanos são unânimes: o pedido de aumento só deve ser considerado em última instância.

O reajuste deve ser uma iniciativa do empregador. Teoricamente, não deveria ser necessário chegar ao ponto de precisar postular por uma reciclagem salarial, é preciso avaliar se você está demonstrando resultados ao gestor e mostrar que você merece e que contribui com o melhor de seu esforço para com a empresa.

O momento mais indicado para se pedir um aumento de salário é quando você tem excelente desempenho, está motivada e participa de grandes projetos. É fundamental analisar com profundidade se você realmente é digna de receber mais pelo que faz. Esta análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com