TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Artigo: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conhecida também pela sigla TI, trata-se de todo o conjunto das mais variadas atividades e soluções que servem de aparato para todos os recursos de computação que tem por objetivo promover a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações através das novas tecnologias digitais.

A tecnologia é usada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o utilizador a alcançar um determinado objetivo. A tendência é que a tecnologia da informação seja cada vez mais importante na nossa sociedade, onde a informatização de vários conteúdos se transformou em uma norma.

As TI's têm evoluído muito com o rápido desenvolvimento da tecnologia, e com este desenvolvimento surgem cada vez mais soluções disponibilizadas pela informática. Uma prova da crescente relevância desta área na nossa sociedade é a existência de formação de pessoas especializada.

Atualmente existem no Brasil aproximadamente 140 escolas que disponibilizam cursos relacionados com a Gestão de Tecnologia de Informação, um profissional dessa área faz a gestão de bancos de dados, desenvolve sistemas e administra redes, este profissional pode também se especializar em uma área específica.

Os profissionais de TI são indispensáveis para toda a sociedade na atualidade, já que os processos informatizados quase monopolizam todas as áreas do conhecimento e estão mais vinculados ao nosso cotidiano, como nos smartphones e tablets e o desenvolvimento de seus aplicativos. Sendo assim, a responsabilidade e atribuições de gerir a informação, desenvolver, implantar, aperfeiçoar e atualizar todas as soluções que direta ou indiretamente se relacionam com os sistemas computadorizados é atribuído ao profissional de Tecnologia da Informação.

HARDWARE E SOFTWARE

O Hardware é a parte mecânica e física da máquina, incluindo alguns periféricos mais tradicionais: teclado, monitor, mouse, placas, memórias, HDs, impressora, scanner, webcam, joystick. Enfim, todo e qualquer tipo de equipamento que necessite de processamento computacional, esteja ele dentro ou fora do micro.

Software são conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função, ele é a parte lógica do computador que consiste na parte que “não podemos tocar”. Tem como função orientar o funcionamento dos componentes físico do computador, para que executem diversas tarefas.

Para o bom funcionamento do hardware, é necessário o software (um depende do outro) é a combinação que faz o nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida. Sem um ou outro componente o computador não funciona.

PROCESSAMENTO DE BANCO DE DADOS E

COMUNICAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.

O banco de dados permite pôr dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.

Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede. 

A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente.

VANTAGENS:

Dados podem ser compartilhados

Redundância pode ser reduzida;

Inconsistência pode ser evitada (até certo ponto)‏;

Suporte a transações pode ser fornecido;

Integridade pode ser mantida;

Segurança pode ser reforçada;

Requisitos contraditórios podem ser equilibrados;

Padrões podem ser reforçados.

DESVANTAGENS:

Os sistemas de banco de dados são complexos, difíceis e demorados para projetar;

Custos iniciais de software e hardware altos;

Danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas;

Custos altos para conversão de sistemas baseados em arquivos para bancos de dados;

Treinamento inicial necessário aos programadores e usuários.

Um aspecto vital da manutenção de dados é manter atualizá-los para manter o banco de dados. Processamento de dados , por vezes, envolve a utilização de diferentes usuários que trabalham no mesmo banco de dados. Muitas vezes , o número de pessoas que trabalham no banco de dados é muito grande , e torna-se extremamente exigente para atualizar e manter o banco de dados . Além disso, se o projeto de banco de dados é complexo, você pode precisar de contratar um designer de banco de dados especializado e administrador, e isso pode ser caro.

Tamanho sistemas de gerenciamento de banco de dados são primorosamente desenvolvido, e você construí-los, e não apenas para informar, mas também para armazenar informações. Bases de dados por vezes armazenar uma quantidade voraz de dados que, continua a aumentar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com