TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

1.Dispositivos de entrada e de saída.

Dispositivos de Entrada (Input) - Transmitem a informação ao computador. Exemplos: mouse, scanner, microfone, teclado, joystick, câmeras de vídeo.

Dispositivos de Saída (Output) - Recebem a informação do computador. Exemplos: monitor, impressora, caixas de som.

Dispositivos de Entrada e Saída (Input/Output) - Transmitem e recebem informações ao computador. Exemplos: CD-R/RW, modem, pen-drive.

2.Upgrade.

O upgrade é a renovação de uma máquina ou parte dela, com o intuito de acelerar o processamento, aumentar sua capacidade de memória e de armazenamento, colocar novos programas ou dispositivos, etc. Ele deve ser realizado todas as vezes que a máquina mostrar-se incapaz de realizar as tarefas solicitadas pelo usuário.

3.Bit e byte.

O bit é uma unidade binária - ou seja, pode ter apenas dois valores, zero ou um que serve de base para o armazenamento e processamento de informações em um computador. Tudo o que existe no seu computador ou na internet é formado por um número determinado de bits. A partir do bit, surgiu o byte, que nada mais é do que um conjunto de 8 bits. Existem diversos múltiplos dos bytes: um kilobyte (KB), equivalente a 1.024 bytes, um megabyte (MB), equivalente a 1.024 KB e um gigabyte equivalente a 1.024 MB.

4.Sistemas fechado e aberto.

Sistema Fechado – É o sistema que não sofre ação externa, pois seus elementos não interagem entre si. Exemplos: Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente, não recebem influência e não influenciam o ambiente e são chamados “sistemas mecânicos” = máquinas e equipamentos.

Sistema Aberto – Os sistemas abertos são compostos por seus elementos (partes) e as relações entre eles, ou seja, as relações são os laços que ligam os elementos entre si.Exemplos: Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas, trocam energia e matéria com o meio ambiente e são adaptativos = reajustam-se às condições do meio.

5.Quanto a características dos sistemas: propósito ou objetivo.

Propósito ou Objetivo - Todo sistema tem um ou mais objetivos. Os elementos (objetos) visam atingir estes objetivos.

6.Quanto a características dos sistemas: globalismo ou totalidade.

Globalismo ou Totalidade - Qualquer mudança, em qualquer parte do sistema, o afetará em sua totalidade, devido ao relacionamento existente entre suas partes.

7.Subsistemas empresariais: subsistema organizacional ou formal.

Esse subsistema diz respeito à forma de como a empresa está

organizada nos diversos aspectos, como: Agrupamento de atividades, tipo de estrutura utilizada (vertical ou horizontal), amplitude administrativa (centralizada ou descentralizada) e grau de delegação de poder e atribuição de responsabilidade.

Esse subsistema tem por objetivo assegurar que todas as atividades da empresa sejam desenvolvidas.

8.Subsistemas empresariais: subsistema de gestão.

O subsistema de gestão é caracterizado pelo processo de planejamento, execução e controle que perfaz o processo decisório de uma empresa. Esse subsistema, além de ser influenciado pelo subsistema institucional, é suportado pelo subsistema de informação, necessário ao planejamento, ao conhecimento da realidade (execução) e ao controle.

9.Subsistemas empresariais: subsistema de informação.

Esse subsistema coleta e processa dados, gerando informações que atendam às necessidades de seus usuários. Por dado entende-se um componente da informação que, tomado de forma isolada, não é significativo. Porém, quando tratado e estruturado, gera uma informação importante. Uma informação de um setor pode ser um dado para outro setor. Esse subsistema suporta o subsistema de gestão. Os sistemas de informação da empresa devem ser configurados de forma a atender eficientemente às necessidades informativas de seus usuários, bem como incorporar conceitos, políticas e procedimentos que motivem e estimulem o gestor a tomar as melhores decisões para a empresa.

10.Ambiente organizacional interno.

Corresponde ao conjunto das características internas da organização que permitem defini-la. A caracterização e diagnóstico do ambiente organizacional interno é um exercício fundamental, porquanto permita a identificação dos pontos fortes e fracos da organização e a determinação da sua posição competitiva, por comparação com os seus principais concorrentes. A obtenção de vantagens comparativas de uma organização, em relação aos seus concorrentes, numa determinada indústria, é função dos pontos fortes que esta detenha naquilo que é muito, muito importante (designados por fatores críticos de sucesso) para os clientes/utentes dessa indústria/setor. A caracterização do ambiente interno de uma organização pode ser efetuada através da identificação e caracterização dos seus recursos. Na verdade, a quantidade e qualidade dos recursos são determinantes para o seu desempenho competitivo.

11.Ambiente organizacional interno:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com