TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Relatório de pesquisa: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil é o sétimo mercado de Tecnologia da Informação (TI) do mundo. Dados fornecidos pela IDC apontam que TI e Telecom devem crescer 9,2% em 2014, gerando um investimento de aproximadamente US$ 175 bilhões no Brasil. A procura de empresas por ferramentas tecnológicas para concentrar suas operações de forma rápida e inteligente é um dos fatores que tem impulsionando o mercado e a contratação de profissionais.

Redes corporativas, softwares de gestão e e-commerce são algumas áreas que movimentam o segmento, mas novas áreas como Big Data e Cloud Computing prometem reforçar o crescimento do setor. Um estudo realizado pela Frost & Sullivan mostra que 50% das empresas brasileiras usuárias de TI pretendem aumentar em mais de 10% os investimentos nesse tipo de tecnologia.

TI: mercado aquecido

De acordo com uma pesquisa feita com 500 empresas do setor de TI pela Assepro (Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) com exclusividade para a Veja.com, veiculada no último dia 17 de abril, as empresas do setor preveem a contratação de pelo menos 5 mil profissionais da área até dezembro deste ano.

O número é ainda maior, levando em conta que outros setores também estão em busca de profissionais especializados. Pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que serão 78 mil vagas abertas para os profissionais de TI em 2014.

E os números confirmam o futuro otimista para os profissionais do segmento. Dados da Brasscom apontam que até 2016 a área deve crescer 30%. Apesar do desenvolvimento do setor e o consequente aumento da oferta de vagas, o mercado de tecnologia sofre para encontrar profissionais capacitados.

Estimativas da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software) com base no estudo NISB/Observatório Softex, mostram que o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de mão de obra qualificada em TI de 408 mil profissionais.

Entre as várias qualidades que um bom profissional de TI deve ter, estão:

Ser um profissional atualizado;

Ter capacidade de adaptação;

Trabalhar bem em equipe;

Ter foco em resultados sustentáveis;

Ter visão estratégica;

Saber sobre gestão de pessoas, financeira e comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com