TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

ADMINISTRAÇÃO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ATIVIDADE COLABORATIVA- AULA 7

Taboão da Serra, 02 de junho de 2013

Sumário

• Os Seis sigmas ..............................................................pág 3

• BSC Balanced Scorecard...............................................pág 5

• Estudos de casos...........................................................pág 7

• Conclusão......................................................................pág 9

• Referências....................................................................pág 10

Os Seis Sigmas

Os Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia cada vez mais as empresas nos processos a serem analisados em função de dinâmicas de mercados , a eficiência nas operações, eliminar o desperdício e buscar a eficácia de seus resultados.

Deu- se início em 1987 , na Motorola, e logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.

Sigma é uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente, quanto maior o sigma do processo , melhores os serviços ou menores números de defeitos.

Trata-se de uma ferramenta que auxilia negócios a entender e a melhorar a competitividade do seus processos, através de seu alinhamento como requisitos de mercado , buscando a rentabilidade , através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.

Para Aguiar (2002), um dos fatores que que determinam o sucesso do Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução, contendo basicamente quatro requisitos:

• Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos / serviços e/ou processos;

• Estrutura de responsabilidades e funções;

• Estrutura de treinamentos;

• Política de pessoal

Pande, Neuman e Cavanagh (2001) apontam três estratégias na filosofia Seis Sigma:

• Estratégia de melhoria do processo – desenvolver soluções com a finalidade de eliminar as causas-raiz dos problemas de desempenho de uma empresa, sem interferir na estrutura básica do processo. •.

• Estratégia de projeto / re-projeto – substituir parte ou todo o processo por um novo.

• Estratégia de gerenciamento do projeto - os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as suas etapas.

Os treinamentos são divididos em duas partes : foco, que é a melhoria dos serviços e produtos e inovação, onde existe uma estrutura líderes e especialistas para seguintes treinamentos:

Estrutura:

Workshop para ata gerência, Workshop gerencial .

Líderes de projetos:

-Master Blackbelts : profissionais que atuam em tempo integral como mentores dos blackbelts e que assessoram os champions;

- Blackbelts : onde dedicam-se 100% aos projetos e lideram grandes projetos, e têm domínio em muitas técnicas voltadas à solução dos problemas da organização

- Greenbelts : lideram projetos de menor complexidade , em suas áreas de atuação e participam dos projetos liderados pelos Blackbelts.

- Champions: gestores que definem a direção que o Seis Sigma irá tomar e que têm a responsabilidade de apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para o seu desenvolvimento.

Especialistas:

- Whitebelts : maior conhecimento em estatística , multiplicador e difusor de treinamentos e auxilia os líderes de projetos e avalia o seu andamento.

O programa Seis Sigma serve para desempenhar um papel fundamental na condução do processo, acompanhamento dos resultados e reconhecimento dos ganhos e lições obtidos do programa, onde deve ser formatada com foco no estabelecimento de uma nova cultura com base em produtividade, disseminação de conhecimento e oportunidades de crescimento com treinamento e reconhecimento para os funcionários.

BSC: Balanced Scorecard

É uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio, onde é visto como uma ferramenta organizacional que pode ser utilizada para gerenciar importantes processos como estabelecimento de metas individuais e de equipe, remuneração, alocação de recursos, planejamento e orçamento, feedback e aprendizado estratégico .

BSC equilibra as dimensões financeiras e não financeiras de uma empresa permitindo ao administrador monitorar a organização com o balanceamento da visão financeira, operacional, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequada e objetiva em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização.

Permite também medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com