TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA

PIRASSUNUNGA

Dados da Empresa

Petrobras

Fundada em 1953.

É uma sociedade anônima de capital aberto.

O capital social da Petrobras é dividido em ações sem valor nominal, (57% de ações ordinárias e 43% de ações preferenciais)

Exploração, produção, refino, petroquímica, comercialização e transporte de petróleo e gás.

Localiza-se no Brasil.

Setores que são terceirizados: serviços de operação de perfuração, serviços de manutenção, combate a incêndio, segurança e trabalho, serviços de enfermagem, alimentação, analise laboratorial, limpeza predial, vigilância, serviços administrativos, utilidades, dentre muitos outros.

As vantagens da terceirização destes setores são a intensificação e ampliação para outras áreas, sendo assim uma estratégia para a empresa não só de custo, mas também como uma aliada indispensável para conquista de novos mercados, vendo a terceirização como a busca das vantagens competitivas.

Sendo assim, mantendo seu foco no negocio da empresa, diminuindo os desperdícios, tendo ganhos com a flexibilidade, aumentando a especialização do serviço, visando o aprimoramento e desenvolvimento profissional, alem de diminuição da ociosidade dos maquinários.

Para a Petrobras, alem dos itens cima citados, a terceirização ajuda nas tomadas d decisões rápidas, diminuindo os seus custos visando maior lucratividade e crescimento, tendo assim o aumento da produtividade e competitividade.

As desvantagens dos setores terceirizados pela Petrobras, tendo como um efeito mais perverso na terceirização são os acidentes de trabalho, em empresas terceiras contratadas por ela.

E o ponto que ela mesma reconhece como frágil no contrato de terceirização são os baixos níveis de qualificação dos funcionários terceiros.

Alem destes fatos, a realidade tem demonstrado que a terceirização, especialmente quando realizada em contexto recessivo, provoca a diminuição do emprego, precarizando as relações de trabalho e preconceitos em relação ao funcionário terceirizado.

As conseqüências da terceirização para os trabalhadores são as fraudes trabalhistas, os alojamentos precários, a falta de garantia de emprego, a falta da garantia da integridade física, acidentes, mutilações e mortes.

As conseqüências da terceirização para a Petrobras: a baixa confiabilidade dos serviços, disputas judiciais, focos de corrupção, perda do ativo de reconhecimento, lucros cessantes causados por acidentes e emergências, desgaste da imagem e perda de mercado.

Tendo em vista os setores já terceirizados pela Petrobras, existem varias outras áreas ainda que possam ser terceirizadas, mas como as desvantagens da terceirização, estes setores não devem ser terceirizados por serem os de maior importância responsabilidade da empresa, onde qualquer falha seria fatal nos negócios.

Concluo que a Petrobras deve manter o seu padrão com relação à terceirização, mantendo apenas os setores que já são terceirizados, cumprindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com