TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Tese: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA DE GESTÃO

ETAPA 1

INTRODUÇÃO A EMPRESA

A empresa a ser analisada é a multinacional M.Steins situada na cidade de São Bernardo do Campo na Grande São Paulo. A empresa referida tem como carro chefe a produção de agregados, caminhões e ônibus. O quadro de funcionários conta com mais de 10.000 colaboradores. A visão da M.Steins é tornar-se referência como maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais. A missão é trabalhar para ser o fornecedor número 1 da linha completa de veículos comerciais de alta qualidade e serviços que excedam as expectativas dos clientes. A escolha foi realizada devido a mudança cultura que está ocorrendo na empresa, visando melhorar o marketing externo e ganhar novos clientes. O contato na empresa é a funcionária Alice Medin, gerente da área de Marketing.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

A sociedade vem passando por constantes mudanças no que se diz respeito à tecnologia, economia e política. Tamanha mudança faz com que as empresas necessitem adequar-se cada vez mais rápido e adaptar-se as novas exigências. Sendo assim, as organizações e os gestores precisam ser flexíveis para mudar seus métodos e técnicas de uma forma que se adeque a estratégia vivida pela empresa no determinado momento. De acordo com Chiavenato (2000, p. 447) ‘mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. ’ As organizações precisam estar atentas as novas demandas da sociedade moderna, que hoje encontra-se mais exigente.

Diante de tantas mudanças, investe-se em teorias para inovar. A essa inovação chama-se novos paradigmas.

PARADIGMAS

Paradigmas são modelos, representações e interpretações de mundo universalmente reconhecidas que fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade científica. A prática científica ao fomentar leis, teorias, explicações e aplicações criam modelos que fomentam as tradições científicas. Segundo Kuhn, os “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (Kuhn, 1991, p.13). A física de Aristóteles é um bom exemplo de paradigma, sua teoria foi aceito por mais de mil anos. A astronomia Copernicana, a dinâmica Newtoniana, a química de Boyle, a teoria da relatividade de Einstein também são paradigmas.

O paradigma oferece uma visão acerca de um mundo e seus problemas, incluindo sua solução. Quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, então inicia-se em uma crise e dá o início a uma revolução em busca de um novo paradigma. É necessário que o administrador desenvolva a competência paradigmática, permitindo que sua mente seja livre e aberta para olhar os problemas de ângulos diferentes e invente soluções diferentes e criativas afim de um bem geral.

GESTÃO

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

GESTOR ORGANIZACIONAL

Neste contexto a figura do Gestor de Negócios se torna primordial para o sucesso empresarial, pois ele define os rumos de uma organização, tem o domínio de tudo que acontece dentro da empresa, está no papel de liderança. É um profissional generalista que sabe tudo sobre o negócio, sobre a administração do empreendimento, sobre marketing, sobre a área financeira, sobre os números.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com