TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Tese: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Tese  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Just in time

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada devamos ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Tyota de Produção ou produção enxuta Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implementado, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time. Esta redução gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento.

World Class Manufacturing

O ambiente competitivo atual tornou-se essencialmente instável, dinâmica e cada vez mais complexa, onde a concorrência assume escala global. As empresas acabam sendo forçadas a buscarem novas ideias para enfrentarem com sucesso a turbulência ambiental que vem caracterizando a sociedade nos últimos tempos, as organizações têm buscado um modo diferente de gerenciamento da qualidade total.

Modelos, tais como TQM (Gerenciamento da Qualidade Total); QFD (Desdobramento da Função Qualidade); ISO (TPM (“Manutenção Produtiva Total”) passam a fazer parte do dia-a-dia das empresas que buscam por meio da gestão da qualidade uma vantagem competitiva).

Todos estes modelos de gestão da qualidade total, devem ser bem estruturados para que se obtenha a satisfação dos clientes e o máximo retorno do capital investido dos acionistas.

As organizações têm de produzir produtos de qualidade, não mais como uma estratégia de diferenciação no mercado, mas como uma condição de preexistência.

Boas Práticas de Fabricação

Um assunto que diz respeito à saúde de pessoas envolvidas na cadeia de produção, distribuição e dos consumidores, para qualquer área de produção, seja alimentos ou máquinas. A aplicação correta das BPF (GMP) favorece o bem estar da população, permitindo que todos possam trabalhar para prosperar, viver e conviver com saúde.

Kaizen

O kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade no local de trabalho onde o verdadeiro valor é criado. Além disso, o envolvimento de todos os colaboradores da empresa é essencial no kaizen, porque esta é uma metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com