TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Casos: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA

Introdução :

Existe uma necessidade e urgência de competitividade, que agreguem valores ao negócio e que se destaquem de seus concorrentes.

Mas os padrões exigidos vão além da qualidade esperada nos produtos e ou serviços, assim como quanto aos lucros esperados pelos acionistas e/ou proprietários. Os colaboradores estão mais exigentes, pois são conhecedores de seus direitos e desejam ser reconhecidos e valorizados pela empresa.

A sociedade, tem exigido das organizações atuações éticas e socialmente responsáveis quanto ao meio ambiente e a comunidade e, nesse cenário complexo,cabe aos gestores das o devido suporte para que a administração possa planejar, organizar, dirigir e controlar todos os sistemas e subsistemas da empresa visando a perenidade, ao bom atendimento aos stackholders , à lucratividade e ainda conseguir uma boa imagem junto à comunidade local.

GESTÃO : CONCEITO E OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR

A palavra “ gestão “ vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá do adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a altura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é, em teste, o nosso velho conhecido ‘’administrador’’ , com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que devem estar alinhadas as necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente tem peso no processo de Gestão são aqueles relacionados e qualidade,criatividade,entre outros, que visam a flexibilização do sistema.

A pessoa que assume o cargo gerencial não é uma massa de modelar, monta para a empresa moldá-la conforme suas necessidades, mas, sim, um indivíduo que trás consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor. É o trabalho árduo das partes gestor e empresa, que se formará o gestor adequado e alinhado aos propósitos, tanto individuais quanto a empresa.

OS IMPERATIVOS ÉTICOS

Observa-se que atualmente há uma exigência acentuada,todos executivos, supervisores, entre outros cargos de chefia, são conclamados a obter o máximo lucro chegando até mesmo a serem estimulados, e em muitos casos de maneira perigosa, a estabelecer uma competitividade interna exagerada. Estes agentes, sob a batuta do gestor, têm de encontrar um delicado equilíbrio entre os imperativos éticos e a obtenção do lucro pelo lucro. São muitas as organizações que, em busca deste equilíbrio, adotam práticas éticos e a obtenção do lucro pelo lucro. São muitas as organizações que,em busca deste equilíbrio, adotam práticas éticas fundamentadas na cultura da empresa e, portanto, internalizadas por todos os agentes e,normalmente são formalizadas por meio de Códigos ou Manuais de Conduta Ética, pois entendem que tal ação contribuirá para o desenvolvimento empresarial sustentável.

O TRABALHO

Os modelos mecanicistas, vistos nas teorias pré-sistema de que restringiam o desenvolvimento quanto ao compartilhamento do conhecimento, vêm sofrendo sistemáticas mudanças e cabe o gestor dar condições para que os colaboradores busquem sentido naquilo que fazem,que sejam participativos, tornando, assim, o trabalho menos alienante,pois as pessoas de hoje não podem mais ser gerenciadas cientificamente.

A dominação e a exploração de grupos desfavorecidos não se apresenta como abjetivo de uma empresa, mas é inegável que se trata de um efeito colateral de suas ações. Mesmo protegidos por modernas legislação, implica ou explicitamente, ainda hoje é possível observar a ocorrência de exploração das classes menos favorecidas.

A legislação trabalhista brasileira tem exigido de empresas nacionais ou multinacionais, condições em que os trabalhadores estejam protegidos dos perigos decorrentes de sua atuação funcional.

A imagem corporativa da empresa é um bem intangível e deve ser preservada, especialmente porque as empresas atuam em países distintos e, portanto, estão sujeitas ao julgamento das sociedades em que atuam.

Essa é uma das exigências da sociedade globalizada, mais ciente de seus direitos e deveres, as empresas que desejam manter competitivas em nível global de observar essas tendências.

Inovação e mudança são condições mínimas para a organização que deseja permanecer competitiva, dada a velocidade com que tecnologia evolui e que a comunicação se faz no mundo globalizado. A única certeza e que se tem, é a de que é preciso mudar,até mesmo na forma de fazer negócios é possível observar mudanças,pois as questões culturais que envolvem cada país ou povo devem ser contempladas para que bons negócios possam acontecer.

Eficiências e eficácia em todos os processos permitem que os produtos cheguem aos consumidores no prazo, preço, quantidade e qualidade certos, além de oferecer segurança e garantir assistência ou suporte técnico.

As empresas precisam ter planejamento estratégico, também contemplando a ética, um tema que tem estado evidência e enfatiza questões de responsabilidade e transparência é a Governança Corporativa. No Brasil, o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, organização sem fins lucrativos, é fomentador das práticas e discussões sobre o tema e busca assim, colaborar para a construção de uma sociedade mais justa,responsável e transparente.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O gestor moderno deve tomar uma decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá, eventualmente, sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem-estar social,relações da empresa com a sociedade são dinâmicas, pois envolvem aspectos econômicos sociais, políticos, legais, ambientais e, portanto,poderão sofrer variações no decorrer do tempo.

APRENDER A APRENDER

Cabe ao gestor garantir que o conhecimento seja compartilhado,disseminado entre todos para que saibam compreender antes de decidir e agir, por trás de toda ação,existe uma teoria que fundamenta.

Os recursos humanos são,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com