TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Artigos Científicos: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como conteúdo o “Desafio” de se conhecer as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade e também as demandas e ambientes necessários para o gestor moderno atuar. A nossa sociedade tem passado por constantes transformações, a cada dia, as tradicionais abordagens da administração vêm sendo substituídas por outras mais modernas que atendem mais rapidamente as necessidades de mudança. Em conseqüência, desenvolvem-se diversas ferramentas que auxiliam as empresas a obterem mais informações para a realização de suas mudanças organizacionais com foco na qualidade, produtividade, competitividade e excelência.

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Pesquisadores e consultores empresariais têm desenvolvido o tema sobre mudanças nas organizações a partir de quadros de referências, perspectivas, abordagens e níveis de análise variados. O maior interesse sobre o assunto parece ser proporcional ao aumento da turbulência do ambiente e à necessidade de reorganização das empresas. Cabe salientar, contudo, que a ocorrência a qualquer modificação é decorrente das transformações sociais, políticas, tecnológicas e econômicas da atualidade e essas modificações e desafios em busca de melhorias e é um papel a ser desempenhado pelo gestor organizacional da empresa. A importância do gestor é visível em todos os segmentos.

ETAPA 01

Passo 1

ORGANIZAÇÃO: GRUPO SERMEC, concessionárias de carros Troller, KIA, Agrale e Volare, parte da ETE Engenharia, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento Trecho 3 – Brasília – DF. Empresa de grande porte de vendas de carros e serviços automotivos com grande atuação do DF. Tendo no sistema de revenda, marcas de grande aceitação no mercado, investe em produtos de marcas internacionalmente conhecidas, principalmente a KIA de origem Coreana. A empresa conta com um grande número de funcionários em todos os setores, desde os serviços terceirizados como o chamado “primeiro escalão”, que seria o da diretoria. Tem como principal missão prestar bons serviços à sociedade, na busca do mercado de clientes, aplicando bem o sistema Stakeholders, assumindo uma responsabilidade corporativa na preocupação de repor o que extraiu da natureza, promovendo a sustentabilidade com a preservação da natureza e dos recursos naturais. Trabalha bem os recursos humanos, encorajando e promovendo o bem estar dos funcionários com capacitações, principalmente na parte técnica e de mecânica. Conforme detalhamento feito pelo administrador de recursos humanos Sr. Raimundo Gonçalves da Silva, a empresa mudou o paradigma de apenas representar uma empresa de automóveis para formar um grupo que abrangesse várias marcas usando o sistema Benchmarking utilizando o próprio mercado e outras empresas para adaptar sua atuação no mercado com uma gestão de qualidade. Uma reengenharia foi utilizada para evitar desperdícios e preparar a empresa para uma gestão em longo prazo.

Passo 2

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver os mais diversos níveis de uma empresa, mas em geral, atinge as linhas de autoridade, ou seja, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecida.

Passo 3

Gestor organizacional: é um administrador que deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo, precisa lidar com os paradoxos da economia em escala global. O gestor organizacional tem os papéis de entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade.

O gestor da empresa GRUPO SERMEC, concessionárias de carros Troller, KIA, Agrale e Volare, afirmam que o papel do gestor além do assessoramento é dar suporte ao grupo considerado diretores da empresa. Quando à mudança organizacional o gestor acompanha todos os passos prestando informações detalhada para o grupo de pessoas indicadas para a reengenharia da empresa. Pensa nas incertezas e nas imprevisibilidades do mercado empregador.

(Esse material com a teoria que você encontra nos primeiros capítulos do PLT da disciplina em questão.)

O conceito, papéis e pensamento do gestor sobre mudanças organizacional é do próprio mercado nacional e internacional, novas tecnologias e novos pensamentos no processo de gastar, de criar, mudar, reorganizar, reinventar padrões que eram dados como paradigmas irrefutáveis. Quando à teoria encontrada nos primeiros capítulos do PLT, traz detalhadamente as questões éticas, trabalhistas, responsabilidade social onde as empresas devem se inserir e o aprender a aprender que move o próprio mercado e o papel das empresas na sociedade que estão em constantes mudanças.

ETAPA 02

Passo 01

Gestão da Qualidade Total, também conhecida como GQT ou TQM (Total Quality Management), é uma opção para a reorganização gerencial das organizações, os pontos básicos são: trabalho em equipe, decisões baseadas em fatos e dados, foco no cliente e busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.

A gestão da qualidade sofreu alterações através do tempo, as empresas tiveram que se adequar as tecnologias, o aumento de volume dos investimentos e a necessidade do nível de segurança para ampliação do controle de qualidade, principalmente assegurar a qualidade dos produtos oferecidos, serviços, instalações e equipamentos, dando origem total da qualidade.

Passo 02

Na empresa de estudo:

A empresa que atua na área de engenharia terceirizou serviços de limpeza, segurança e tecnologia de informática, insumos e serviços de contabilização descartando assim a contratação de mão-de-obra. A terceirização trouxe ganhos e benefícios para a expansão da empresa no tocante a aplicação de recursos para seu próprio crescimento.

As áreas já mencionadas são as de contabilização, segurança, limpeza, aquisição de insumos, aluguéis e mão-de-obra de outras empresas disponíveis no mercado. A vantagem é a aplicação de recursos na própria empresa e a desvantagem é a alta rotatividade e as dificuldades, o medo do desconhecido das atividades a serem confiadas a terceiros.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com