TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Ferramentas De Gestão Pag 315

Monografias: Tecnologia E Ferramentas De Gestão Pag 315. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 14 – A questão do meio ambiente nas organizações.

1 – Qual o objetivo da ISO 14.001?

A ISO 14.001 é uma norma que define o deve ser feito para estabelecer um sistema de gestão ambiental efetivo. A norma é desenvolvida com o objetivo de criar um equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

Com os grandes problemas ambientais que temos nos últimos tempos a ISO 14.001 serve para qualquer tipo de organização, todos devem se preocupar com os impactos ambientais.

2 – Qual a importância da gestão ambiental para as empresas?

O sistema de gestão ambiental nas empresas é um processo de administração que tem ênfase na sustentabilidade, ou seja, resolver as questões de caráter ambiental ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos processos de produção das empresas.

Os resultados que as empresas podem obter ao adotar um sistema de gestão ambiental vão além da sustentabilidade e manutenção da biodiversidade, ao se comprometer com a política e respeito ambiental as organizações tem como consequência a melhoria na qualidade de seus produtos e serviços prestados, redução de custos com a reutilização de materiais que seria descartados, economia de água e energia elétrica, além de conquistar novos clientes e investidores, pois estas ações são bem vistas por toda a sociedade.

3 – Quais são as medidas mitigadoras e como elas funcionam?

Mitigação é uma implementação de medidas traçadas para reduzir os efeitos indesejáveis de uma determinada ação sobre o meio ambiente. Ela é essencial para se alcançar um plano ambiental saudável e possui diferentes tipos de medidas.

TIPOS DE MEDIDAS COMO FUNCIONAM EXEMPLOS

Medidas de prevenção e controle Plena ou parcialmente, evitam um impacto e reduzem um risco:

- Alterando os meios ou a técnica:

- Mudando o lugar:

- Especificando as práticas operativas. Previna a contaminação dos poços, construindo os mesmo a uma certa distância das latrinas.

Utiliza um sistema de tratamento de água a esgoto para um centro de lavagem de café.

Medidas de compensação Evitam impactos negativos numa zona com melhorias para outras zonas. Plante árvores num novo lugar para compensar a limpeza de uma zona para a construção de uma obra.

Medidas para remediar Tratam de consertar ou restaurar o meio ambiente depois de sua danificação Trate de renovar e de melhorar um poço emprestado depois da obra.

4 – O que a poluição causada pelas organizações prejudica?

A poluição gerada pelas empresas era tratada como um problema que causa a extinção de animais, mais tarde o desmatamento das florestas, a poluição da atmosfera até que se atentou para todos os tipos de impactos que possam prejudicar o meio ambiente, podemos citar como exemplo a poluição causada pelas indústrias com a suas emissões de CO2, gerada principalmente nos países desenvolvidos.

Preservar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com