TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Privacidade

Trabalho acadêmico: Tecnologia E Privacidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TECNOLOGIA E PRIVACIDADE

BETIM/MG

2014

TECNOLOGIA E PRIVACIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sistema de Informação; Ética; Política e Sociedade;Economia e Modelo de Gestão; Professores Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. santos e Mônica Maria Silva.

BETIM/MG

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

CONCLUSÃO.........................................................................................................7

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................8

3

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado, onde há muitas informações soltas nos meios tecnológicos, tem sido discutido na literatura cientifica conceitos e idéias de um conhecimento ou informações econômicas. Diante disto as empresas buscam treinamentos para o aperfeiçoamento de seus funcionários, exigindo deles pontualidade e a assiduidade, visando oferecer tecnologia de ponta para o melhor atendimento aos clientes. Mas algumas empresas ultrapassam os limites permitidos por lei.

Este trabalho aborda casos e valores que não foram considerados pela empresa HSBC assim como as estratégias adotadas para espionar e a política de afastamento, utilizadas pela mesma.

4

DESENVOLVIMENTO

Ao longo da história o homem desenvolveu os mais diversos meios e ferramentas para comunicar-se, e deste modo ampliar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões tiradas são complexas e pouco exatas. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.), são precisamente estas criações que o destroem (a poluição, desemprego, etc.).

De acordo com o artigo do jornal o GLOBO no qual demonstra que o banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67.500.000,00, por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 colaboradores entre os anos de 1999 e 2003. De acordo com o jornal, documentos comprovam que foi contratada uma empresa de inteligência, que realizou investigações por causa dos altos índices de afastamento por motivos de saúde. Essa empresa utilizou de diversos métodos para obter informações destes trabalhadores e de suas famílias, sendo que as mesmas não sabiam desta investigação. O banco também foi condenado a não realizar mais investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados.

. Segundo o procurador deste caso, esta decisão servirá como base para que outras empresas não cometam os mesmos erros, de violar os direitos fundamentais do cidadão garantidos na constituição.

Desta forma, conseguimos perceber através dos ensinamentos propostos que a ciência nos afirma: “o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar”. Sabendo que os meios utilizados pela empresa eram inaceitáveis, pois, se um administrador perceber que algo esta acontecendo de errado em sua gestão, através de meio legais, poderá promover a substituição destes funcionários, não podendo aproveitar de certos meios de investigação para adquirir informações que invada a privacidade dos seus subordinados.

5

Assim percebemos que o problema da tecnologia e seu papel na sociedade têm sido discutidos na literatura científica usando uma série de rótulos e conceitos, debatidos na ultimas décadas.

Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

A sociedade não é um elemento estático, e está em constante mutação. Alguns autores vêem uma nova sociedade que tem como base a informação, atribuindo a ela várias designações, entre elas a Sociedade da Informação; Este novo modelo de organização das sociedades tem como um dos seus pilares o modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Portanto os aspectos positivos são visíveis, tal como a melhoria da nossa qualidade de vida. Com a introdução de máquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a produção para a empresa embora diminuindo postos de trabalho, mas a transição por vezes tem estas consequências. Os meios de comunicações são mais amplos e eficazes facilitando tanto o acesso para a empresa quanto para as pessoas em geral. A perda de postos de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com