TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Gestão De Marketing

Casos: Tecnologia Em Gestão De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

(FULANO DE TAL)

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

“A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO”

(VÁRZEA GRANDE)

2013

FULANO DE TAL)

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

“A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO”

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná, para o Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.

Ministrada pelos Professores Thais Accioly Baccaro, Fabiano Galão, Marcos Roberto Marques e Jossan Batistute

(VÁRZEA GRANDE)

2013

1 – DESENVOLVIMENTO

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

R.(Planejar: O planejamento é considerado a principal atividade das quatro funções administrativas, pois sem o planejamento não há como organizar, dirigir e controlar. A atividade planejar reúne um conjunto de procedimentos e técnicas que permitem predizer condições e eventos mesmo que subjetivas essas previsões auxiliam na tomada de decisão.

Organizar: Como função administrativa, é o desenvolvimento de um modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos para realização dos objetivos e das metas definidas no planejamento. Na organização vamos criar condições para que esses objetivos sejam alcançados por meio da criação de estruturas, divisão do trabalho, distribuição dos recursos e coordenação das atividades.

Dirigir(Direção): È a função administrativa responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, ao contrario das outras funções da administração - planejamento, organização, e controle -, a direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.

Controlar(Controle): A última função administrativa é o controle, que, segundo Maximiano, é um processo que tem por finalidade manter o sistema em direção ao seu objetivo, com base nas informações sobre as atividades do próprio sistema. De maneira em simples, controlar significa fazer com que algo seja feito conforme foi planejado.

Chiavenato afirma que a função administrativa controle ocorre como um processo cíclico composto de fases: estabelecimento de padrões, observações do desempenho, comparação de desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.)

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

R. (Planejar: Durante muito tempo, as escolas de samba foram sustentadas com o dinheiro do jogo do bicho, patronos destas agremiações. Depois da prisão de vários bicheiros cariocas e da redução drástica dos recursos vindos dessa fonte, em 1993, elas precisaram encontrar meios alternativos de financiamento. Para o Carnaval de 1995, por exemplo, o presidente da Imperatriz na época conduziu um processo inovador de captação de recursos: o patrocinador passou a ser o Estado do Ceará, que teve sua história contada no samba-enredo da escola naquele ano. Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação. Seu estilo parece ser o da administração itinerante. Ninguém precisa ir até uma sala especial para discutir um desenho ou verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações com os chefes de setores e explicar detalhes dos esboços. Aliado à baixa hierarquia, esse tipo de comunicação se torna extremamente simples e eficaz.

Organizar: A pessoa que ocupa o cargo de carnavalesco é o grande responsável pela gestão da criatividade numa escola de samba. É ele quem elabora os croquis das fantasias, adereços e bonecos que vão enfeitar os carros alegóricos. Na Imperatriz, essa tarefa é de uma mulher, Rosa Magalhães. Os Croquis, na verdade são apenas esboços, o que significa que uma boa dose de criatividade fica a cargo dos operários. Ou seja, quem decide, no final, se uma escultura vai ser feita em isopor, madeira ou ferro é o encarregado desse serviço e não a carnavalesca. Val salientar ainda que os esboços são distribuídos igualmente para todos os responsáveis pelos setores. Assim, eles podem dividir entre todos o exercício de criatividade iniciado pela carnavalesca.

Dirigir: Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de início, uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa a atuar como um facilitador. É importante lembrar que não há indicativos de status ou espaço físicos privilegiados que permitam diferenciar os chefes de seus subordinados. Todos trabalham em conjunto e em igualdade de condições dentro do barracão.

Controlar: O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios. Mas parece haver, sim, uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo. E o nível de comprometimento conseguido é surpreendente, embora alguns funcionários declarem, sem constrangimento, torcer por outra escola.

02. No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com