TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Logistica

Exames: Tecnologia Em Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A palavra sustentável tem origem no latim “ sustentare” que significa sustentar, apoiar, conservar. O Conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, viável a nível econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

Vários conceitos incluem as palavras “sustentável” ou “sustentado”, sendo que a uma diferença entre os dois termos é que a palavra “sustentável” indica que a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo “sustentado” expressa que essa sustentação já foi alcançada. É com base nisso que apresentamos o caminho da sustentabilidade mais adiante. Baseando-se unicamente no termo Sustentável.

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O caminho da sustentabilidade

Para entender o conceito sustentabilidade precisamos conhecer quais são os objetivos fundamentais do desenvolvimento sustentável, pois a sustentabilidade representa a maneira funcional da participação responsável de todos, além de criar e multiplicar as consciências integradas ao processo de sustentabilidade, que irão disseminar os conceitos e práticas entre os diversos níveis sociais.

A enorme quantidade de acidentes ambientais produzidos por fenômenos climáticos naturais é gerada pela falta de planejamento ambiental, pois a inadequação de usos e ocupações de solos tem exposto claramente a improvisação de nossa sociedade, que antes era consentida ou explicada como um traço cultural e que atualmente é explicita pela falta de vocação e organização sistemática em todos os campos.

É necessário planejar aos espaços físicos ocupados pela população, impedir os assentamentos em área impróprias como: áreas de preservação ambiental ou antigos lixões. É necessário impedir novos assentamentos em áreas de risco e remover as atuais habitações. São basicamente as áreas sujeitas a alagamentos em planícies de inundação de bacias hidrográficas ou áreas de elevadas declividades.

Não adianta fazer uma cidade e construir um dique de proteção, pois esta ação embora seja muito eficaz na proteção das populações, gera uma série de desequilíbrios ambientais sistêmicos que mais cedo ou mais tarde irá apresentam a resposta a essas atitudes.

Entendemos que para elabora um projetos e aprova-lo é necessário tomar alguns cuidados pois é analisando as características individuais de cada região que se sabe se pode ou não usar aquele espaço físico, isso é sem dúvida a melhor opção para garantir que as metas traçadas pelo plano de sustentabilidade sejam alcançadas.

O caminho da sustentabilidade para os indivíduos que habita nas áreas urbana, deverão ser traçados sempre de acordo com uma determinada central de atendimento ambiental. Exigir das empresas que atue com força eficaz e definitiva em relação aos problemas causados por seus efluentes, que são de alta periculosidade para o meio ambiente, população e para o sucesso de qualquer política de uso sustentável dos recursos naturais.

Cabe a população e aos governantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com