TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia Logística

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

        

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia Logística (PROINTER III)

RELATÓRIO PARCIAL

                

SUMÁRIO

  1. Apresentação ------------------------------------------------------------------------------------------03
  2. Referencial teórico------------------------------------------------------------------------------------04

2.1 Gestão de Custos Logísticos -----------------------------------------------------------------04

2.2. Intermodais ---------------------------------------------------------------------------------------05

2.3 Gestão em Marketing ---------------------------------------------------------------------------06

  1. Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------08
  2. Referencias----------------------------------------------------------------------------------------------09

  1. APRESENTAÇÃO

Através do embasamento adquirido através deste trabalho, esperamos conseguir diagnosticar problemas e soluções a respeito da logística desde o recebimento de matéria-prima, insumos, produção até o transporte e a entrega da demanda, buscando maneiras de obter resultados positivos tanto na qualidade do produto quanto ao prazo de entrega, levando em consideração a maximização dos lucros através do processo logístico, onde será observado métodos de transportes mais convencionais e mais baratos, como também adquirir matéria-prima e insumos mais em conta tornando assim mais viáveis a empresa e aos consumidores.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Gestão de Custos Logísticos

Ementa: Processos Logísticos; Logística Integrada; Gestão Econômico-Financeira da Logística, Visibilidade dos custos e Métodos de custeio na Logística.

        Custos logísticos: são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte. Os custos logísticos são, geralmente, os segundos mais importantes, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria. Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivência da empresa (Ricarte, 2002). A gestão destes custos é feita através do planeamento de custo ou do pré-cálculo de custo pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto/mercadoria (Chiavenato, 1991, p. 130).

        Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. A ABML estima que o custo logístico em uma empresa pode equivaler a 19% do seu faturamento. Assim é de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa.

        A Logística integrada é vista com um conjunto de atividades e processos interligados, com o propósito de minimizar os custos e gerar valor para o cliente, neste conceito, a solução ótima é aquela que atende melhor a equação nível de serviço ótimo/custo total mínimo.

        A Gestão econômico-financeira aborda informações contábeis gerais com o intuito de averiguar o estágio de reflexão teóricas existentes a respeito dos temas relacionados aos custos como podemos observar a visibilidade dos custos, logística como unidade de negócios, análise da rentabilidade multidimensional e o valor econômico agregado. Os gestores terão que saber quais os custos dos processos-atividades, se a empresa consegue atender todas as necessidades dos seus clientes e acionistas, como, quando e onde os novos produtos serão lançados, etc.

        O custeio está relacionado à forma de atribuir os custos aos produtos ou a outros objetos, visando orientar o gestor a tomar decisões como a melhor alternativa para solucionar algum problema efetivo e caso precise, entrar com processos corretivos para alcançar os resultados planejados.

2.2. Intermodais

Ementa: Geopolítica de Transportes; Modais; Multimodalidade de Transportes e Operadores Logísticos.

Antecedentes Geográficos Brasileiros

ÁREA: 8.514.876,599 km² (fonte IBGE) - representa 47,7% de todo o continente sul-americano.

CAPITALBrasília

POPULAÇÃO: 190.732.694 milhões (Censo 2010)

QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: 5.570

MOEDA:  Real (R$)

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,4 hab./km2

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,17% ao ano (2000 a 2010).

EXPECTATIVA DE VIDA: 7,5 anos (Censo 2010)

TAXA DE ANALFABETISMO: 9,6% (Censo 2010).

RENDA PER CAPITA: R$ 16.414,00 (ano de 2009).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,718 - alto desenvolvimento humano. O Brasil ocupa a 84º posição entre os 187 países analisados. (Dados divulgados pelo PNUD em 2011).

        O transporte é o componente mais importante dos sistemas logísticos das empresas. Segundo Fleury (2003a), o transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos e 4,3% do faturamento e tem um papel preponderante na qualidade dos serviços logísticos, pois impacta diretamente o tempo de entrega, a confiabilidade e a segurança dos produtos. De acordo com Fleury (2003a) as principais decisões estratégicas relativas ao transporte seriam: escolha de modais; decisões sobre propriedade da frota; seleção e negociação com transportadores; e política de consolidação de cargas. Já entre as principais decisões operacionais destacam-se: planejamento de embarques; programação de veículos; roteirização; auditoria de fretes; e gerenciamento de avarias. Um resumo das principais decisões estratégicas é apresentado a seguir: a) escolha dos modais São basicamente cinco os modais de transporte de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um com custos e características operacionais próprios, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos, devendo as escolhas relativas ao tipo de modal levar em consideração aspectos de custos, por um lado, e características de serviços, por outro. Em geral, quanto maior o desempenho em serviços, maior tende a ser o custo do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com