TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Ferramentas D Gestao

Dissertações: Tecnologia Ferramentas D Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Pólo Faculdade Anhanguera de Brasília

Desafio de Aprendizagem

Tecnologias e Ferramentas de Gestão

Curso: Administração Turma: Bloco “C” Sala 01

Disciplina: Tecnologias de Gestão Semestre: 3°

Tutor Presencial: Waner Torres Ano Letivo: 2011

Professora EAD: Maria Mônica Satolani

Alunos envolvidos no trabalho:

Nome: Edmar Gonçalves de Oliveira RA: 4108194621

Email: edmar@unb.br

Nome: Jane Rodrigues de Jesus Pires RA: 2318382865

Email: janerodrigues2007@hotmail.com

Nome: Juliet Rodrigues de Jesus RA: 2318382870

Email: july-kinha@hotmail.com[->0]

Nome: Reginaldo J. Figueiredo RA: 6158260967

Email: regisfiguedo_2010@hotmail.com

Passo 1 – Introdução.

A presente atividade tem por especial objetivo a abordagem, de forma didática, dos temas referente a disciplina Tecnologia de Gestão de relevante importância para o aprendizado na atuação nas áreas estratégicas das empresas e para o estudante de administração. Os assuntos abordados são pertinentes ao aprofundamento ao conhecimento empresarial tanto para empresas como para estudantes que desejam aprofundar-se no assunto. O estudo apresenta aspectos técnicos das ferramentas e suas aplicações práticas referente à Terceirização, Benchmaking, Open-Boom Management, Reengenharia, Empowerment, Gestão e Organização Horizontal, SIG – Sistemas de Informações Gerenciais, BSC – Balanced Scorecard, Seis Sigma, passando pela ética das empresas. É um estudo interessante ao alcance do estudante de administração e meio empresarial.

Passo 2 - Identifique uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigmas. Como sugestão, a organização escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Para orientar essa identificação, realize a seguinte ação:

a) Descreva detalhadamente a empresa identificada (nome, localização, segmento em que atua, produtos fabricados e/ou comercializados, porte/tamanho, missão e valores, justificativa da escolha da empresa, nome e cargo do contato da equipe na empresa).

ORGANIZAÇÃO: GRUPO SERMEC, concessionárias de carros Troller, KIA, Agrale e Volare, parte da ETE Engenharia, localizada no Setor de Industria e Abastecimento Trecho 3 – Brasília – DF. Empresa de grande porte de vendas de carros e serviços automotivos com grande atuação do DF. Tendo no sistema de revenda de marcas de grande aceitação no mercado, investe em produtos de marcas internacionalmente conhecidas, principalmente a KIA de origem Coreana. A empresa contra com um grande números de funcionários em todos os setores, desde os serviços terceirizados como o chamado primeiro escalão, diretoria. Tem como principal missão prestar bons serviços à sociedade, na busca do mercado de clientes, aplicando bem o sistema Stakeholders, assumindo uma responsabilidade corporativa na preocupação de repor o que extraiu da natureza, promovendo a sustentabilidade com a preservação da natureza e dos recursos naturais. Trabalha bem os recursos humanos, encorajando e promovendo o bem estar dos funcionários com capacitações, principalmente na parte técnica e de mecânica. Conforme detalhamento feito pelo administrador de recursos humanos Sr. Raimundo Gonçalves da Silva, a empresa mudou o paradigma de apenas representar uma empresa de automóveis para formar um grupo que abrangesse várias marcas usando o sistema Benchmarking utilizando o próprio mercado e outras empresar para adaptar sua atuação no mercado com uma gestão de qualidade. Uma reengenharia foi utilizada para evitar desperdícios e preparar a empresa para uma gestão a longo prazo.

Passo 3 - Leia os capítulos 1 e 2, do PLT da disciplina em questão, que descreve a mudança nas organizações e a importância do gestor organizacional e de consultoria.

Passo 4 - Defina o que você entende por mudança organizacional e quebra de paradigma. Explique como uma empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário.

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance dos seus objetivos. Modificações que podem envolver praticamente qualquer segmento dentro da empresa, mas, em geral, afetam as linhas de autoridades, os níveis de responsabilidade de vários membros e linhas de comunicação estabelecidas. Aí está justamente a quebra de paradigmas de uma empresa, ou seja, as mudanças apresentadas para adequação ao mercado, ao ambiente, ao stakeholdes (todos os interessados) para a própria sobrevivência na globalização dos mercados. O termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, são também modelos de dominância e que podem ser quebrados ou mudados com base em um novo conhecimento social ou científica.

Passo 5 - Apresente o conceito e os vários papéis do gestor organizacional.

Realize as seguintes ações:

a) Defina o conceito e os papéis do gestor organizacional com base no Livro-Texto.

Gestor organizacional é um administrador que deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam quanto as do ambiente externo, precisa lidar com os paradoxos da economia em escala global. O gestor organizacional tem os papéis de entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores.

b) Pergunte a um dos gestores da empresa de estudo o que ele pensa sobre “mudança organizacional”.

O gestor da empresa GRUPO SERMEC, concessionárias de carros Troller, KIA, Agrale e Volare, afirma que o papel do gestor além do assessoramento é dar suporte ao grupo considerado diretores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com