TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Segurança Pública

Casos: Tecnologia Na Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Tecnologias aplicadas à segurança pública

Curso: Segurança Pública

Professor: Horácio Dutra Mello

Nome do aluno:

Data: 21/10/2013

Orientações:

§ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

§ Entregue a atividade no prazo estipulado.

§ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

§ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em <http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp>.

De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:

Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

Sim é possível. Trabalhando de forma integrada é possível padronizar os dados inseridos e os relatórios produzidos, onde cada órgão alimenta o sistema com os dados pertinentes ao seu campo de atuação sendo possível a consulta por todos que usam o sistema.

Como exemplo, temos o Sistema de Consultas Integradas do Estado do Rio Grande do Sul.

O Sistema de Consultas Integradas integra dados das policias estaduais, sistema penal, instituto de identificação e inquéritos judiciais.

Como vemos desta forma temos um sistema de consultas eficiente para lidar com as tecnologias de falsificação de documentos, captura de foragidos, verificação de habilitação e antecedentes dos indivíduos, dados esses que colaboram com o trabalho da segurança pública.

Questão 2: A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade. (2,5 pts)

A aplicação da identificação biométrica muda completamente à forma de identificação de autores de delitos. Hoje, através da coleta de impressões digitais, só é possível comparar a impressões entre os suspeitos, porem se não há um suspeito não chegamos a lugar algum. Com a identificação biométrica é completamente diferente, a impressão digital é lançada no bando de dados e havendo uma impressão digital temos um suspeito.

Questão 3: A comunicação de dados na atividade de Segurança Pública não engloba apenas a comunicação entre os agentes, mas também a comunicação entre os sistemas, que hoje em dia conseguem produzir informações sem a interação humana. Até que ponto as tecnologias da comunicação influem na capacidade de produzir segurança? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

A tecnologia da comunicação é primordial para a segurança pública, nos dias atuais não há como fazer segurança sem comunicação.

Nossas policias atendem aos chamados da sociedade, sendo que na maioria das vezes as ocorrências não são recebidas pelo policial que esta na rua, ela é recebida por uma central que distribui o chamado para o policial disponível mais próximo, ou seja, se não houvesse comunição não haveria atendimento ao chamado. Também devemos considerar que as ações policiais ocorrem geralmente em grupos e para que esta atuação seja desenvolvida é necessário que haja troca de informações entre eles, o que seria impossível sem comunição.

Questão 4: De todas as novas tecnologias empregadas na atividade de Segurança Pública, uma que é quase unânime é a localização das viaturas através de Sistemas de Posicionamento Global (GPS). Qual a importância de rastrear a localização de uma viatura em tempo real? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

A rápida localização da viatura, sendo possível identificar qual viatura esta mais próxima para atendimento de ocorrência ou para apoio.

No caso dos agentes deixarem o veiculo e saírem em perseguição, mesmo que não sabendo onde estão é possível enviar apoio até onde esta a viatura.

Em casos de perseguição é possível posicionar as viaturas de forma mais abrangente, possibilitando a realização do cerco policial.

Possibilidade de quantificar o tempo entre o chamado e a real chegada da viatura no local.

Controle das viaturas, sendo possível verificar se realmente estão patrulhando a sua área.

Controle dos locais onde a viatura passou e parou, assim como a velocidade empregada pelo veiculo. Dados estes que podem servir para solução de possíveis investigações internas.

Como vemos há muitos benefícios na utilização deste sistema.

Embora o GPS já seja usado há muito tempo por empresas de transportes dos mais diversos ramos, nas policias ainda encontramos certa resistência quanto ao uso desta tecnologia, sendo que não é unanime o seu uso nas viaturas das policias do Brasil. Muitas organizações policiais usam o sistema parcialmente, colocando o equipamento somente em algumas viaturas, deixando de fora os veículos dos oficiais ou de certos grupos, em outras nem sequer o usam.

As forças de segurança estão a serviço da sociedade e é perfeitamente aceitável que haja um mecanismo de controle, lógico que este controle deve estar nas mãos certas, pois imaginem uma organização criminosa com acesso ao posicionamento das viaturas, isto realmente seria terrível, mas não é motivo para descartar seu uso, as forças públicas devem atuar de forma transparente.

...

Baixar como  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »