TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia No Mundo Do Trabalho

Monografias: Tecnologia No Mundo Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

TECNOLOGIA NO MUNDO DO TRABALHO

O estudo aponta para a eliminação de postos de trabalho nos setores industriais equipados de novas tecnologias. Fazendo assim uma diminuição da força de trabalho empregada. A justificativa da eliminação de postos de trabalho foi de que a modernização tecnológica permitiu reorganizar o trabalho, racionalizando-o e readaptando-o a novas funções produtivas, com fim de manter os padrões de qualidade, apontando o trabalho terceirizado das empresas, diminuindo gastos sociais e aumentando a produtividade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................... 4

TECNOLOGIA NO MUNDO DO TRABALHO ......................................5

CONCLUSAO ...................................................................................... 7

REFERENCIAS ....................................................................................8

CONTRA CAPA ................................................................................... 9

INTRODUÇÃO

O surgimento de novas tecnologias e a modificação das formas de organização do trabalho exigiram a atualização do documento para o mercado de trabalho brasileiro devido às sensíveis modificações dos últimos dez anos. Por isso que escolhemos o tema tecnologia no mundo do trabalho

DESENVOLVIMENTO

Quando começaram os avanços na área de tecnologias da informação e de automação de processos, muitos eruditos ergueram as suas vozes para alertar que a criação de uma tecnologia capaz de substituir o trabalho físico humano causaria um caos inimaginável em relação a empregabilidade.

Certos estamos que com o avanço da automação e das tecnologias ligadas à produção colocariam milhões de pessoas na “rua da amargura”, sindicalistas e os mais conservadores, pessoas ligadas a sectores do governo promoveram grandes “guerras” contra aquilo a que chamavam de “domínio da automação e informática”.

No entanto, conforme a tecnologia avançava e as pessoas se acostumavam aos seus benefícios, ficou bastante claro que os avanços proporcionados pela tecnologia de automação, de processos de computação trouxe muito mais benefícios do que malefícios à humanidade.

No ínicio, foi mesmo uma realidade, o fim de postos de trabalho devido ao impacto da tecnologia. Contudo, com a extrema capacidade de adaptação do ser humano e a crescente necessidade de mão-de-obra especializada para lidar com as criações advindas das novas tecnologia utilizada nos processos industriais. Desta forma, novas profissões surgiram para tomar o lugar das profissões que foram condenadas à morte pela tecnologia. Trata-se tudo de uma automatização de processos e reengenharia dos sistemas de informação, que passa pela formação profissional e a constante adaptabilidade da força humana de produção às constantes mudanças do mercado.

Uma nova era de profissionais foi necessária e tornou-se imperativo que as novas tecnologias pudesse prosperar e ser utilizadas com eficiência e segurança. Por isso mesmo, o impacto inicial na empregabilidade foi diluído ao longo do tempo com a substituição de profissionais de trabalho físico por profissionais que trabalhavam com as mãos e com o cérebro. Desta forma, mais bem pagos e menos sacrificados, esses profissionais realizaram suas tarefas graças ao principal e mais importante ganho que a utilização que as novas tecnologias permitiram: Uma melhor qualidade de vida.

Trabalhando muitas vezes até mais horas do que antes; contudo sem o mesmo desgaste físico, o ser humano pode dedicar-se a tarefas que antes eram proibitivas. E, com o passar dos tempos, a aceleração do avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento humano, proporcionou a criação de oportunidades quase ilimitadas de criação de novas profissões que há apenas alguns anos seriam impensáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com