TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Sandalia Melissa

Ensaios: Tecnologia Sandalia Melissa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

Definição do Fator Tecnologia

Podemos observar que o fator tecnológico está diretamente ligado com o avanço do homem e da sociedade. Ao longo de sua história foram descobertas técnicas para a produção de materiais com propriedades superiores aos naturais, transformando e incrementando as tecnologias que os processam. No design, o fator tecnologia aparece de forma a permitir o bom desempenho do produto em todas as funções: prática, estética e simbólica (Löbach, 2001).

http://www.modavestuario.com/57ofatortecnologicoeosdemaisatoresprojetuais.pdf

http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/artigos/mesa_redonda/art11.pdf

Relação do Fator Tecnologia com o Design em geral

Exemplo do Fator Tecnologia aplicado ao Calçado Melissa

A história da Melissa começa quando os irmãos Pedro e Alexandre Grendene, herdam a fábrica Grendene, inaugurada pelo avô dos irmãos, em 1971. A Fundação de Plásticos Grendene LTDA produzia proteção de plástico para garrafões de vinho – que era feita de vime – e como a fábrica se localizava no Rio Grande do Sul, maior fabricante de sapatos femininos do Brasil -, logo passaram a fabricar algumas partes de calçados, como solado e salto, além de peças para tratores.

http://issuu.com/lyviagamerco/docs/melissa

A Melissa é uma linha de calçados de plástico produzida pela Grendene, e que nasceu em 1979. Seu primeiro modelo recebeu o nome de Aranha, tendo como inspiração as sandálias usadas pelos pescadores da Riviera Francesa. Melissa nasceu não para ser apenas um sapato, e sim para ser um objeto de design que ultrapassa forma e conteúdo chegando à verdadeira mensagem que quer transmitir: a do plástico como opção. Plástico é o material que representa seu DNA e seu modo de viver a vida, buscando alternativas, novidades, transformação, modernidade, criatividade, tecnologia e sustentabilidade – conceitos que guiam pessoas de atitude jovem, consciente, despojada, irreverente, democrática e docemente subversiva.

Para Melissa, a tecnologia está a serviço das emoções humanas. Acredita que, com novas tecnologias, dá-se um passo à frente para enxergar novos caminhos. Seu principal desafio é aliar tecnologia de ponta ao design, dando aos seus produtos novas formas, cores e acabamentos.

Hoje, a Melissa utiliza o Melflex™ em sua fabricação. Esse material é o melhor termo moldável flexível que existe, pois além de resistente, oferece muito conforto e suavidade ao toque. Para atender aos diversos moldes, hoje, na fábrica existe uma variação desse plástico de mais de 30 fórmulas,algumas feitas especialmente para cada tipo de sapato. Os acabamentos também merecem atenção especial, e o processo 3DB® é hoje empregado na fabricação dos modelos da marca. Este processo é o que torna possível estampar conteúdo na superfície dos diversos produtos da marca. Outra novidade foi o flocado, cobertura aveludada que dá um ar mais sofisticado e inovador.

Vale ressaltar ainda, um patrimônio da Melissa, seu inconfundível “cheirinho”. É a única empresa de calçados no mundo que aplica aroma no produto.

Melflex™: é um plástico PVC desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com