TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de segurança no local de trabalho

Ensaio: Tecnologia de segurança no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Ensaio  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

1. Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda às questões que seguem:

a. Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosao?

Para evitar o acidente a tarefa deveria ser cumprida por um empregado adequado ao serviço com habilidades de manipulaçao do produto ou misturas explisivas, o encarregado deveria estar acompanhando o serviço para que dessa forma possa verificar se os empregados estão cumprindo com as exigências de segurança na execução da tarefa, como equipamentos de segurança individual e coletiva, formas de transporte e manipulação dos produtos.

b. Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o tecnólogo poderia aplicas as referidas normas?

NR 19 (regulamentação de explosivos e NR33 (desempenho de função). Primeiramente um tecnólogo não deveria permitir que um trabalhador treinado e contratado para tal função desempenhasse outra tão diferente e com uma incompatibilidade gigantesca. Segundo, seria o acompanhamento, fiscalização e proibição do desempenho de certas funções por profissionais não treinados para atividades contrárias.

2. Qual é a responsabilidade do encarregado da obra no acidente ocorrido?

a. Toda, pois um dos fatores que contribuiram neste acidente foi a atitude do encarregado, passando uma tarede de extrema periculosidade para um trabalhador sem o treinamento e orientações adequadas, com o simples interesse de cumprir ordens superiores sem observar os riscos e perigos consequentes de uma ordem totalmente imprudente e inconsequente, ocorrendo uma explosão por um encarregado totalmente despreparado e sem treinamento algum, tanto na área tecnica quanto na relação interpessoal, já que o mesmo determinou, mandou de forma imprudente.

b. A comunicação foi clara par a realização das atividades atribuídas ao empregado? Justifique sua resposta.

Sim, porém de forma totalmente errada, havendo uma imposição, ou seja o serviço deveria ser feito a qualquer custo.

c. O acidente ocasionou um “dano psicológico”. Este dano traduz qual tipo de conflito? Justifique sua resposta.

Sim, o conflito intergrupal por repressão, pois não houve preocupação com a segurança individual ou coletiva, mas sim a imposição, deixando o interesse do grupo ao de um unico indivíduo, o do encarregado aos seus subordinados.

d. Quais são os princípios éticos e morais violados nesse trabalho que, ao final, ocasionou danos ao trabalhador? Existe uma política clara na descrição dos cargos e na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com